Liminar do TJ-RJ proíbe mudança de nome do Copacabana Palace Hotel
Liminar impede que hotel passe a se chamar Belmond Copacabana Palace.
Grupo Orient Express, dono do hotel, queria novo nome na segunda (10/03).
Hotel Copacabana Palace (Foto: Cristina Índio do Brasil/G1)
A juíza Gisele Guida de Faria, da 9ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, concedeu liminar proibindo que o grupo Orient Express Hotels Brasil S.A. altere o nome do Hotel Copacabana Palace para Belmond Copacabana Palace.
Na decisão datada da quinta-feira (06/03), a juíza ressalta que “a Constituição da República de 1988 trouxe importante mudança na disciplina jurídica do tombamento, alargando o conceito de patrimônio cultural brasileiro para incluir os bens imateriais que também passaram a merecer proteção estatal. Destarte, conclui-se que todo o conjunto de bens materiais e imateriais que integram o Hotel Copacabana Palace encontra-se protegido, devendo o Estado e toda a sociedade zelarem pela conservação e preservação de sua identidade e memória cultural, histórica e artística para as gerações futuras”, afirmou.
A liminar foi concedida na ação popular proposta pelo empresário Omar Resende Peres Filho, que afirma que a inclusão de Belmond no nome do Copacabana Palace vai descaracterizar o prédio, que é tombado e considerado patrimônio histórico e cultural de interesse de toda a sociedade brasileira e, em especial, dos cariocas. O Orient Express, atual proprietário do hotel, anunciou a mudança no nome do estabelecimento para a segunda-feira (10/03).
Segundo a liminar, o grupo Orient Express não pode mudar o nome do hotel até o julgamento final da ação, sob pena de multa de R$ 500 mil.
90 anos
Em setembro de 2013, o Copacabana Palace comemorou 90 anos de existência, hospedando milhares de celebridades, entre astros da música, do cinema e até reis e rainhas.
saiba mais
Copacabana Palace faz 90 anos e celebra com pequeno museu no hotel
Capitão-porteiro do Copa conheceu de Lady Di a Tom Cruise
O Copacabana Palace foi construído por um empresário de uma família muito tradicional, para receber autoridades e homens de negócios. Passou por uma crise, na década de 1980. Hoje, pertence ao Orient Express.
O capitão-porteiro Jorge Freitas é o mesmo há 42 anos. Ele era um jovem de 21 anos quando assumiu a função. Na memória, muitos encontros.
“A vinda do Príncipe Charles com a Princesa Diana foi realmete o que mais marcou em toda a carreira do Copacabana Palace. Na hora que eles iam sair, que aquela multidão estava na frente do hotel, gritando bastante. Aquilo me emocionou bastante, e ela, segurando na minha mão", contou.
Capitão Porteiro trabalha há 42 anos no Copacabana Palace, no Rio (Foto: Isabela Marinho/G1)
Hotel Copacabana Palace (Foto: Arquivo/Cristina Índio do Brasil/G1)
rio de janeiro e suas belezas
quarta-feira, 19 de março de 2014
terça-feira, 18 de março de 2014
Esculturas Gigantes no MAM até 01/06
Esculturas gigantes e hiperrealistas de Mueck são expostas no MAM, Rio
Obras do artista australiano estão na América Latina pela primeira vez.
No Brasil, elas serão expostas somente no Rio até 1º de junho.
Artista hiperrealista nasceu na Austrália e mora na Grã Bretanha (Foto: Marcelo Fonseca / Estadão Conteúdo)
Ron Mueck trabalha para a indústria cinematográfica (Foto: Ale Silva / Futura Press / Estadão Conteúdo)
Exposição ficará aberta ao público de 20 de março a 1º de junho (Foto: Marcos Arcoverde / Estadão Conteúdo)
A partir de quinta-feira (20) o público poderá conferir no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro a exposição “Still Life”, com obras hiper-realistas do artista plástico australiano Ron Mueck. A exposição estará aberta até 1º de junho.
As esculturas de Ron Mueck estão na América do Sul pela primeira vez. Depois de passarem pela Argentina, as obras chegam ao MAM. O Rio será a única cidade brasileira a receber a exposição.
Mueck começou sua carreira criando bonecos e animatronics para a TV australiana. Depois, ele se mudou para o Reino Unido e passou a trabalhar para agências de publicidade e para a indústria do cinema. Alguns trabalhos de Ron Mueck podem ser vistos no filme Labirinto, com David Bowie.
Charlie Clarke durante a exposição “Still Life”, com obras hiper-realistas do artista plástico australiano Ron Mueck, no MAM , no Rio de Janeiro (Foto: Ale Silva / Futura Press / Estadão Conteúd
Assinar:
Postagens (Atom)
Postagem em destaque
Quando começam os Ensaios Técnicos das escolas de samba RJ 2025? O calendário dos ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial ...
-
Liga das Nações de Vôlei (VNL) Masculino: veja data e horário da final Equipes decidirão título neste domingo (30), em Lódz, na Polônia A ...