rio de janeiro e suas belezas

rio de janeiro e suas belezas
I LOVE YOU RJ

quarta-feira, 23 de junho de 2021

A Cidade Maravilhosa - Cristo Redentor

 

Mais de 2000 crianças desfilam nas Escolas de samba mirins – O Desfile Infantil

 

Escolas de samba mirins – O Desfile Infantil

As crianças exibem seus talentos na terça-feira de carnaval.  As escolas de samba mirins são ramificações das escolas de samba maiores. A entrada no Sambódromo é gratuita nessa noite, mas o desfile infantil tem todos os ingredientes das escolas de samba mais importantes, com fantasias, carros alegóricos e passistas que se equiparam aos melhores das escolas principais.

Crianças desfilando com uma escola de samba mirim do Rio de Janeiro

O espetáculo inteiro é organizado pelas crianças sob a supervisão de adultos. Mais de 2.000 crianças participam do evento, que é um show que vale a pena ser assistido. A melhor maneira de homenagear essas crianças é juntar-se a elas no Sambódromo.

‘Grupo A’ do Carnaval do Rio passa a chamar ‘Série Ouro’ - Ordem do Desfile 2022

 

‘Grupo A’ do carnaval do Rio passa a chamar ‘Série Ouro’


Desfile do Grupo de Acesso - Sambódromo

25 de Fevereiro (Sexta)26 de Fevereiro (Sábado)
22:30 Em Cima da HoraLins Imperial
23:15 CubangoInocentes de Belford Roxo
00:01Unidos da PonteEstácio de Sá
00:45Porto da PedraSanta Cruz
01:30União da IlhaUnidos de Padre Miguel
02:15Unidos de BanguVigário Geral
03:00SossegoImpério da Tijuca
03:45 -

Império Serrano

Deu samba: Liesa prevê para novembro evento-teste do Carnaval 2022 no Rio

 Deu samba: Liesa prevê para novembro evento-teste do Carnaval 2022 no Rio

A previsão é de que o contrato para a liberação das verbas para as escolas com a prefeitura seja assinado em julho. 


Diante do avanço da vacinação no Rio, segundo o calendário antecipado da prefeitura, que prevê a imunização de todos os cariocas acima de 18 anos até 31 de agosto, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) estuda a possibilidade de realizar um evento-teste para o Carnaval 2022, na Marquês de Sapucaí. 

Em parceria com a prefeitura, o projeto está previsto para novembro. A proposta de Eduardo Paes é que cada agremiação faça um tripé e oitenta fantasias para a ocasião, sem a passagem de carro alegórico. 


Desde janeiro interditada por ordem da Justiça, a Cidade do Samba deveria se manter fechada até que as instalações passassem por ajustes a fim de minimizar os riscos de incêndios. A expectativa da liga é que as escolas de samba possam retomar os trabalhos após o aval do Ministério Público do Estado (MPRJ). Em nota, o Corpo de Bombeiros no Estado do Rio de Janeiro informou que já liberou o acesso. No entanto, a reabertura ainda precisa de aval do Ministério Público do Rio de Janeiro. 








segunda-feira, 21 de junho de 2021

Horario do Desfile2022 _ Escolas Campeas

 

SAMBAS-ENREDO

 

Samba chora a morte de seu grande Mestre: Adeus, Laíla

 Samba chora a morte de seu grande Mestre: Adeus, Laíla

Sambista estava internado com Covid-19 e sofreu parada cardíaca às 11h30 desta sexta-feira

Ainda estávamos finalizando a matéria para informar sobre a morte de Mestre Mug, da Unidos de Vila Isabel, quando o Mundo do Samba foi impactado por mais uma triste notícia: Luís Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, baluarte querido e respeitado por sambistas de todo o Brasil, sofreu uma parada cardíaca e morreu às 11h 30 desta sexta-feira, 18 de junho.

Laíla estava internado no Hospital Albert Sabin, na Tijuca, lutando contra a Covid-19. Semanas atrás, o baluarte postou nas redes sociais uma foto de quando recebia a primeira dose da vacina, que não foi suficiente para derrotar o vírus.

 

Laíla era disciplina da cabeça aos pés e buscava sempre a perfeição do conjunto

 

Aos 78 anos anos, Laíla deixa um imenso legado para o Carnaval Carioca, tendo se dedicado às Escolas de Samba por mais de 50 anos. Sócio-benemérito da LIESA, Diretor de Carnaval com passagens marcantes pelo Salgueiro, onde iniciou a sua vitoriosa jornada; pela Beija-Flor de Nilópolis – onde ajudou a construir uma fantástica trajetória de conquistas -; e mais: Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Grande Rio, Unidos da Tijuca e União da Ilha do Governador. Com um incomparável ouvido musical, Laíla era uma das peças-chave da equipe de produção do CD de Sambas-Enredos das Escolas de Samba do Grupo Especial.

Por onde passava, Laíla cuidava das raízes do Samba com carinho e dedicação,
pensando sempre nas futuras gerações

 

Laíla era um defensor das tradições do samba, sempre buscando a perfeição do conjunto, trabalhando com requintes e disciplina fundamentos do samba-enredo, da harmonia e afinação do coro das alas, da cadência e do ritmo da bateria, da graça e da leveza da dança do casal de mestre-sala e porta-bandeira, sem deixar de estar atento às modernidades que o espetáculo exige.

“Foi o maior sambista que conheci” – resumiu o diretor de Marketing da LIESA, Gabriel David, que teve a chance de trabalhar ao lado de Laíla ao longo de vários carnavais apresentados pela Beija-Flor de Nilópolis.

Mais uma vez consternado, em nome de diretores e funcionários da LIESA, o presidente Jorge Perlingeiro externa suas condolências à família do grande baluarte e benemérito, compartilhando a dor por este momento de grande tristeza para o Mundo do Samba. “Que Deus ilumine por toda a eternidade a estrada do grande baluarte!” – concluiu.

 

Vila Isabel perde Mestre Mug, um dos heróis da Kizomba

 

Vila Isabel perde Mestre Mug, um dos heróis da Kizomba


 

A Unidos de Vila Isabel perdeu, na manhã desta sexta-feira, 18 de junho, um dos heróis da Kizomba, A Festa da Raça. Amadeu Amaral, o Mestre Mug, que comandou a bateria da Vila no desfile memorável do Carnaval do Centenário da Abolição, em 1988, e defendeu a Escola por mais de 30 anos, morreu no Hospital Universitário Pedro Ernesto, também em Vila Isabel.

 

O problema na coluna cervical fez com que Mestre Mug passasse
os últimos anos numa cadeira de rodas, até durante os desfiles

 

Mug estava internado desde o dia 12 de março para tratamento de uma hérnia de disco e acabou contraindo uma infecção no pulmão, agravada com a Covid-19. Conseguiu superar a infecção e dizia aos amigos que pretendia sair em breve, mas o seu quadro se agravou nos últimos dias.

Mug era presidente de honra da bateria e, durante o tempo em que a Vila ensaiou na antiga quadra do América FC, hoje Shopping Boiulevard-Iguatemi, na rua Teodoro da Silva, também trabalhou como roupeiro do time rubro. Era cria do Morro dos Macacos e Terreirinho, reduto de ritmistas da Azul e Branco.

O presidente Jorge Perlingeiro e a Diretoria da LIESA manifestam o seu pesar à direção da Unidos de Vila Isabel, seus componentes e admiradores, elevando preces e reflexões para que Deus ilumine os caminhos de Mug em sua nova jornada.

 

(Fotos: Henrique Matos / LIESA)

Tombamento definitivo do Sambódromo do Rio de Janeiro

 

Iphan publica tombamento definitivo do Sambódromo do Rio de Janeiro


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concedeu tombamento definitivo à Passarela do Samba Professor Darcy Ribeiro. Desde 2016, a proteção dada pela autarquia era provisória. O comunicado foi publicado na edição do último dia 22 de abril, do Diário Oficial da União (DOU).

O tombamento do Sambódromo, na Avenida Marquês de Sapucaí, integra os bens representativos do conjunto da obra do arquiteto Oscar Niemeyer, e agora integra o Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico do Iphan. Também se tornaram patrimônio definitivamente outros 26 locais com edificações projetadas pelo arquiteto, como a Casa das Canoas, no Alto da Boa Vista, e o Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói. Outras obras estão localizadas em São Paulo e no Distrito Federal.

 

 

“Foi com muita alegria que recebemos da presidente do Iphan, Sra. Larissa Peixoto, a comunicação do ato histórico de reconhecimento dessa importante obra do Niemeyer que é a Passarela do Samba Professor Darcy Ribeiro. A partir de agora, e definitivamente, está preservada pelo órgão federal de Patrimônio”, celebrou a presidente da Riotur, Daniela Maia.

O Sambódromo foi inaugurado em 1984, substituindo as arquibancadas provisórias que eram montadas anualmente para o desfile das escolas de samba. Com 60 mil metros quadrados e pista de cerca de 700 metros de extensão, a Passarela tem capacidade para receber até 64 mil pessoas.

Além disso, o prefeito Eduardo Paes publicou na edição do Diário Oficial da última quarta-feira, dia 28, o ato que cede à Riotur a administração da Passarela do Samba Professor Darcy Ribeiro por 10 anos, valendo agora até 2031.

(Com informações da Riotur - Fotos: Léo Queiroz/LIESA)

 

LIESA aguarda liberação da Cidade do Samba para o Carnaval - 2022

 

LIESA aguarda liberação da Cidade do Samba já nos próximos dias


 

A LIESA aguarda para os próximos dias a desinterdição da Cidade do Samba, uma vez que a Riotur já encaminhou ao Corpo de Bombeiros um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) detalhando as providências que serão adotadas para a execução de obras complementares no sistema de prevenção contra incêndios nos barracões e nas áreas comuns do complexo de produção. No documento, a Riotur se compromete a sanar todas as pendências num período de até três anos.

O Corpo de Bombeiros, por sua vez, já remeteu o documento à Justiça e aguarda autorização de instâncias superiores para lavrar o auto de desinterdição da Cidade do Samba, permitindo que as Escolas retomem os seus trabalhos com vistas ao Carnaval de 2022.

Postagem em destaque

Ordem de Desfiles da Série Ouro Desfiles de sexta-feira (28): – Botafogo Samba Clube; – Arranco; – Inocentes de Belford Roxo; – Unidos da Po...