rio de janeiro e suas belezas

rio de janeiro e suas belezas
I LOVE YOU RJ

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

55 graus no Rio de Janeiro

Sensação térmica chega a 55 graus no Rio

Temperatura máxima chegou a 38,1 na Restinga da Marambaia


RIO - Para fazer valer o verão, a semana começou fervendo no Rio. Os termômetros ultrapassaram os 30 graus logo de manhã e a máxima desta segunda-feira chegou a 38,1 graus na Restinga da Marambaia, na Zona Oeste da cidade, de acordo com a medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No entanto, de acordo com um cálculo feito pelo órgão, a sensação térmica na região chegou a 55 graus. Isto porque o índice de umidade era de 72% na parte da tarde, segundo o instituto.
- Pela manhã a umidade na região não era alta, mas os ventos mudaram, o que aumentou a umidade no ar - explicou a meteorologista Marlene Leal.
No bairro da Saúde, na Zona Portuária, a sensação térmica foi de aproximadamente 41 graus, segundo o Inmet, e a temperatura máxima chegou a 37 graus.
Desde o início do verão, no dia 22, Santa Cruz, também na Zona Oeste, registrou no sábado e domingo a 38,6 graus, a máxima da estação até esta segunda registrada pelo Inmet.
Pelo Sistema Alerta Rio, da prefeitura, a máxima chegou a 39,8 graus em Guaratiba, também na Zona Oeste. A sensação térmica também ultrapassou os 40 graus. No mesmo bairro, segundo o sistema, foi registrada 44,1 graus às 14h15m.
De acordo com o Alerta Rio, os ventos estiveram com intensidade moderada a forte no final da manhã e durante a tarde. A previsão para as próximas horas, no entanto, é de pancadas de chuva isoladas, típicas de verão, por conta do calor e da alta umidade do ar. Núcleos de chuva já se deslocam para a Zona Oeste. Para esta terça-feira, a previsão é de tempo estável e muito calor. A temperatura máxima pode atingir os 40 graus.

EM JANEIRO UNIÃO DA ILHA E MOCIDADE REABREM OS ENSAIOS TÉCNICOS NO SAMBÓDROMO

União da Ilha e Mocidade reabrirão temporada
de ensaios no Sambódromo no dia 10 de janeiro

29/12/2015
União da Ilha do Governador e Mocidade Independente de Padre Miguel reabrirão a temporada de ensaios técnicos das Escolas de Samba do Grupo Especial no Sambódromo. Elas estarão se apresentando no dia 10 de janeiro, domingo. A Inocentes de Belford Roxo, da Série A, estará fazendo o seu ensaio antes da Ilha.
Na véspera, Sábado, 09 de janeiro, outras três Escolas da Série A estarão finalizando seus preparativos para o Carnaval: Unidos do Porto da Pedra, Acadêmicos de Santa Cruz e Renascer de Jacarepaguá. Como acontece habitualmente, o acesso às arquibancadas será franqueado ao público.
No dia 20 de dezembro, domingo, um grande público foi à Passarela do Samba prestigiar os ensaios de Mangueira e Estácio de Sá. A noite foi aberta pela União do Parque Curicica, da Série A. Depois da apresentação da Verde e Rosa, a cantora Alcione foi a grande atração do Pagode da Marquês. Veja os melhores momentos da festa.
CARNAVAL 2016
ENSAIOS TÉCNICOS NO SAMBÓDROMO
ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO ESPECIAL (LIESA)
E DO GRUPO DE ACESSO SÉRIE A (LIERJ)
JANEIRO 2016
DiaDia da Semana19h20h21h
09SábadoPorto da Pedra (B)Santa Cruz (C)Renascer (B)
10DomingoInocentes (C)União da Ilha (B)Mocidade (C)
16Sábado Caprichosos (B)Império da Tijuca (C)
17DomingoTuiuti (C)Unidos da Tijuca (B)Portela (C)
23SábadoCubango (B)Império Serrano (C)Unidos de Padre Miguel (B)
24DomingoViradouro (B)Grande Rio (C)Salgueiro (B)
30Sábado São Clemente (B)Imperatriz (C)
31DomingoLavagem do SambódromoTeste de som e luzBeija-Flor (C)
 
ATENÇÃO! A programação ainda pode sofrer alterações
Escolas em negrito - Grupo Especial (LIESA)
Escolas em Itálico - Grupo de Acesso Série A (LIERJ)
Concentração - (B) Balança – Lado Par; (C) Cedae/ Correios – Lado Ímpar

sábado, 19 de dezembro de 2015

PROJETANDO O FUTURO DO RIO DE JANEIRO DAQUI A 50 ANOS

Especialistas apontam os principais desafios para o futuro do Rio

Cidade precisa investir em saneamento básico e mobilidade urbana. 
Aquecimento global tende a elevar o nível do mar em até 30cm.



Do G1 Rio
Daqui a 50 anos, o Rio, que acaba de ganhar um espaço para pensar o futuro do planeta, o Museu do Amanhã, continuará sendo um cartão postal para o mundo? Para os especialistas, cuidar das águas é fator determinante para a manutenção da Cidade Maravilhosa..
O ambientalista Sérgio Besserman tem uma projeção otimista para o Rio daqui a meio século.
"Nossas praias estarão limpas, nossas lagoas passarão a ser das pessoas, dos cariocas, porque hoje elas não são. E o grande desafio, o maior dos desafios: a despoluição da Baía de Guanabara. Ela estará ou despoluída ou em processo de despoluição. Esse é o Rio. Se a gente não fizer isso, o Rio vai ser qualquer outra coisa, não o Rio de Janeiro”, disse.
Besserman defende que os governos e a sociedade civil passem a cuidar juntos da bacia hidrográfica do Rio, investindo em saneamento básico, tratamento de esgoto e coleta de lixo. Segundo ele, a água será mais cara, e o uso vai ter que ser mais eficiente.
Outra questão que precisa ser pensada é a infraestrutura da cidade. No futuro teremos problemas gerados pelo aquecimento global. Segundo especialistas, numa previsão otimista, em 50 anos o nível do mar vai subir de 20cm a 30cm. Com isso, o Rio vai precisar de obras de contenção e de canais com bombeamento permanente.
Os especialistas preveem que a população da cidade tende a diminuir e esperam que a cidade para de expandir e invista mais em mobilidade urbana.
“A cidade não deve aumentar a sua área ocupada porque se a população não aumenta e nós aumentarmos a área ocupada da cidade, vamos perder qualidade. Nós vamos perder vitalidade urbana. Nós vamos expandir muito os custos dos serviços e das infraestruturas e nós vamos abandonar as áreas consolidadas”, defende o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Sérgio Magalhães.

OPERAÇÃO VERÃO METRÔ RIO

Operação Verão do Metrô Rio aumenta a frota nos fins de semana

Funcionamento especial segue até o dia 14 de fevereiro de 2016.
Transporte de pranchas e bicicletas está liberado aos fins de semana.


                                                             

Começa hoje sábado (19) a Operação Verão do Metrô Rio. Durante todos os fins de semana até 14 de fevereiro de 2016, os intervalos serão menores e trens extras ajudarão a aliviar o fluxo que costuma ser maior nesta época do ano.

Para evitar filas na volta da praia, a concessionária recomenda que os usuários priorizem o cartão pré-pago ou comprem as passagens de forma antecipada.

Embarque com pranchas
As pranchas têm o embarque liberado aos sábados, domingos e feriados, em todas as estações e nos ônibus Metrô Na Superfície. Devem estar encapadas e não ultrapassar dois metros de comprimento.
Embarque com bicicletas
O embarque de bicicletas nos fins de semana e feriados é liberado. O usuário pode embarcar com a bicicleta também em dias úteis, após as 21h, no último carro de cada composição. Além disso, o MetrôRio disponibiliza 14 bicicletários gratuitos para os passageiros, distribuídas nas estações General Osório, Siqueira Campos, Cantagalo, Catete, Glória, Estácio, São Francisco Xavier, Uruguai, Triagem, Inhaúma, Vicente de Carvalho, Irajá, Colégio e Pavuna.

Aplicativo MetrôFácil
O aplicativo MetrôFácil - ou MetroRio - Official Rio Subway, na versão em inglês - permite que os usuários planejem a viagem, acompanhando a localização e tempo estimado para a chegada dos trens. O aplicativo está disponível para download na App Store e no Google Play.


                                                             Objetivo é reduzir filas (Foto: Marcelo Elizardo/G1

Tarifa do metrô no Rio passa de R$ 3,50 para R$ 3,70 a partir de abril (Foto: Marcelo Elizardo/G1)

ESCOLA DE TEATRO PÚBLICO CANCELA COMEMORAÇÕES DE BICENTENÁRIO

Após estragos da chuva, escola de teatro cancela apresentações no Rio

Turma da Martins Penna será primeira a não se apresentar em 107 anos.
Escola comemora bicentenário do dramaturgo em condições precárias.



A Escola Estadual de Arte Dramática do Rio de Janeiro Martins Penna, no Centro do Rio de Janeiro, cancelou as apresentações das turmas de formatura por falta de estrutura nos teatros após a chuva que provocou vários estragos na última semana. Na última quinta-feira (17), membros do Grêmio Estudantil, formandos, alunos, professores e funcionários se reuniram para cobrar soluções. 


Chuva na Martins Penna (Foto: Andressa Gonçalves)
Alunos registram dia de chuva durante provas na escola
  (Foto: Fernanda Oliveira - Arquivo Pessoal)


A escola de 107 anos de idade, única escola de teatro pública do estado do Rio de Janeiro e maior da América Latina, que comemora este ano o bicentenário do dramaturgo Martins Penna, carrega com sua tradição, um trajetória de muita dificuldade. Segundo alunos e professores, o problemas estruturais da escola causados pela chuva já se repetem há décadas.
"Estou aqui há dez anos e não é a primeira vez que isso acontece. A diferença é que desta vez não dá mais. A gente está cansado de tapar buraco. Vem a chuva, a chuva seca, a gente finge que esqueceu, e tudo se repete no próximo ano. Estamos correndo risco de vida. No dia da apresentação a professora de iluminação se recusou a acender os aparelhos por risco de incêndio. Não dá mais", afirmou a professora de figurino e cenografia, Daniele Geammal, que conta que a turma perdeu todo o cenário preparado durante o semestre por conta da inundação da escola.
A formanda Jessica Freitas explica os riscos para os alunos. "Além de todos os prejuízos, está chovendo na rede elétrica. Isso é muito perigoso, porque o teatro é pequeno, não tem saída de emergência, não tem extintor de incêndio. A gente não quer colocar a vida de ninguém em risco. A cachoeira de água atingiu a calha de refletores e o meio do palco. Molhou todo o nosso cenário e figurino. Ao mesmo tempo que não tem ar condicionado e já teve gente passando mal durante uma apresentação por tanto calor num lugar sem ventilação."
Redes Sociais
Depois das chuvas que começaram no dia 12 de dezembro, os alunos que tiveram suas provas canceladas se mobilizaram nas redes sociais para denunciar os problemas. "Eu não sei mais o que me dizer. Só me resta chorar pois me sinto inútil. Um trabalho muito árduo, com poucos recursos, que pode ir para o ralo", disse Fernanda Oliveira. A formanda Camila Barra também desabafou: "Pior do que ter q aceitar q nosso espetáculo foi cancelado por conta da estrutura capenga da nossa escola, é ter que ver o público chegando embaixo de chuva pra assistir nosso trabalho e ter que dizer que hoje não terá apresentação porque a Martins Penna está alagada mais uma vez."
Infraestrutura
O diretor da escola Martins Penna, Marcelo Reis, explicou que foi feita uma reunião com representantes de Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e alunos da escola e confirmou que é preciso fazer melhorias, mas que as perdas da turma que está se formando já foram resolvidas.
"A presidência da Faetec ficou de enviar o Departamento de Engenharia e Manutenção para fazer um estudo sobre o telhado da escola. Esses problemas vêm de 30 anos. O teatro foi construído errado, com o telhado com duas quedas de água para dentro. Choveu muito mais do que o esperado, houve alagamento em vários locais. Mas não houve perda de cenário, o que teve já foi resolvido. E sobre a apresentação ficou acordado com alunos e professores de apresentar em março", disse.

SENSAÇÃO TÉRMICA NO RIO DE JANEIRO 41º

A previsão para este sábado (19) no Rio de Janeiro é de céu claro a parcialmente nublado e calor, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A mínima não deve ultrapassar 21°C e a máxima pode chegar a 38°C.


Segundo o Alerta Rio, sistema da Prefeitura da capital fluminense, o calor deve permanecer na próxima semana, no entanto, neste domingo (20), há chances de chuva. A temperatura deve permanecer entre 21°C e 38°C, no entanto, na quarta-feira (23), a máxima deve chegar a 39°C.
Nesta sexta-feira (17), a sensação térmica em Guaratiba, na Zona Oeste, chegou a 41,8°C, também de acordo com o Alerta Rio. As águas cristalinas das praias da Zona Sul atraíram diversos cariocas e turistas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO VIRADÃO DO AMANHÃ

Museu do Amanhã abre suas portas nesse sábado 19/12


Museu tem espaços interativos (Foto: Matheus Rodrigues/ G1)


Confira a programação completa do Viradão do Amanhã:
SÁBADO (19)
Espaço Infanto Juvenil
10h- Roda de Cacuriá As Três Marias
11h- Tapetes Contadores de Histórias
12h- Oficina de Hortas Verticais com Anderson Barreto
13h- Cia. do Solo
14h- Oficina Máscaras do Amanhã com coletivo Nenhuma a Menos
15h- Número circense com Paulo Hartung e Ricardo Gadelha
16h- Mosaicos Contadores de História
Praça Mauá
13h- Adilson da Vila
14h- Tá Na Rua
16h- Cia de Mystérios
Palco Principal
20h- Bossa Negra
22h- Festa Disritmia
2h- Baile Black Bom
DOMINGO (20)
Espaço Infanto Juvenil
10h- Rio de Janeiro a Dezembro – espetáculo teatral folclórico
11h- 100 Palavras Espetáculo de Mímica com Josué Soares
12h- Passarinhando Brinquedos Cantados com Marcia Vieira e Michel Nascimento
13h- Stand Up Conto com o Grupo Casa de Curió
14h- Patrick O Mágico com Show de Mágicas e Ilusionismo
15h- Encantos: Histórias e Canções com Silvia Castro
16h- Show de Circo com Tchesco Vilarres
16h- Alegria Músicas Infanto-Juvenis com Hamilton Catette
Praça Mauá
13h- Adilson da Vila
14h- Tá na Rua
16h- Fanfarra Black
Palco Principal
20h- Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB)
A gratuidade, exclusiva para o fim de semana da inauguração, fez com que uma fila fosse formada logo na entrada.  (Foto: Lívia Torres / G1)A gratuidade, exclusiva para o fim de semana da inauguração, fez com que uma fila fosse formada logo na entrada. (Foto: Lívia Torres / G1)

Cariocas e turistas enfrentam fila e calor

Cariocas e turistas enfrentam fila e calor por visita ao Museu do Amanhã

Inaugurado neste sábado, portas ficarão abertas das 10h até 18h de domingo.
Entrada é gratuita neste fim de semana; primeiros da fila chegaram às 8h03.



Museu foi aberto ao público às 10h deste sábado (19) (Foto: Lívia Torres / G1)
Museu foi aberto ao público às 10h deste sábado (19) (Foto: Lívia Torres / G1)


Em meio a um calorão já típico de verão, que começa oficialmente na segunda-feira (21), o Museu do Amanhã, na Praça Mauá, é aberto ao público neste sábado (19). A gratuidade, exclusiva para o fim de semana da inauguração, fez com que uma fila fosse formada logo na entrada. As portas do museu ficarão abertas das 10h deste sábado até as 18h de domingo (20).

Os primeiros a chegar na fila, às 8h03, foram os amigos Monica Lahmann e André Vaz. "Moro em Vila Isabel, saí de casa 7h10. Estamos acostumados a frequentar todos os eventos culturais da cidade. Chegamos cedo para ser os primeiros mesmo. Queremos experimentar", contou Monica.
36h de festa no 'Viradão do Amanhã'
Os principais destaques do chamado "Viradão do Amanhã", que reunirá 36h de festa, terá Hamilton de Holanda e Diogo Nogueira com destaques. Eles formam o Bossa Negra e tocam neste sábado, às 20h. A Orquestra Sinfônica Brasileira encerra a festa às 20h de domingo.
O Museu do Amanhã, iniciativa da Prefeitura do Rio e da Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo, em parceria com o Banco Santander, levou quatro anos para ficar pronto. Com projeto ousado do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, ele é dividido em cinco espaços e convida os visitantes a refletirem sobre o passado, o presente e o futuro. É um museu para olhar, sentir e pensar.
O Museu do Amanhã funcionará de terça a domingo, das 10h às 18h, com última entrada para as exposições às 17h. Às segundas, o Museu e suas dependências ficarão fechados. A entrada custa R$ 10.
Menores de 21 anos, estudantes de escolas e universidades particulares, pessoas com deficiência, servidores públicos do município, moradores da cidade e clientes Santander pagam R$ 5.
Já alunos e professores da rede pública, crianças menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, funcionários de museus ou associados do Icom, guias de turismo e moradores do entorno do museu têm entrada gratuita.


VOCÊ SABE O QUE É O VIRADÃO?

Viradão
O Museu do Amanhã será aberto ao público no fim de semana (19 e 20 de dezembro), com uma festa de 36 horas, chamada Viradão do Amanhã. O novo museu será a grande estrela da variada programação: das 10h de sábado às 18h de domingo, suas portas estarão abertas para o público, com entrada gratuita. Entre as principais atrações estão o cantor Diogo Nogueira e o bandolinista Hamilton de Holanda, que se apresentam no sábado às 20h, e a Orquestra Sinfônica Brasileira, no domingo no mesmo horário, na nova Praça Mauá (confira a programação completa aqui).
A obra
O museu foi erguido em um píer sobre a Baía de Guanabara, em frente à Praça Mauá, e marca a revitalização de cinco milhões de metros quadrados da Região Portuária, área histórica da cidade que há décadas enfrentava um processo de degradação.
O espaço conjuga ciência, arte, linguagem e tecnologia em espaços interativos, que examinam o passado, apresentam tendências do presente e exploram cenários possíveis para os próximos 50 anos.
70 mil novos habitantes
A construção do museu faz parte do projeto urbano Porto Maravilha, que pretende promover mudanças no Centro do Rio. A região que atualmente conta com 30 mil moradores fixos, pode receber 70 mil novos habitantes. O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), Alberto Silva, afirmou que o projeto tem custo total de R$ 8 bilhões.
“A operação urbana Porto Maravilha tem um prazo de implantação de 30 anos. A gente espera que ao longo dos primeiros 15 anos a gente assista um adensamento populacional dessa região. A população que hoje é de 30 mil habitantes, tenha mais 70 mil pessoas morando na região. A gente espera que esse conjunto de intervenções sirva para compor esse cenário e atraia moradores para a região. A operação tem um custo estimado em valores de 2011 de R$ 8 bilhões ao longo de 15 anos. Estamos falando de um período de 2011 a 2026", disse Silva.
Parte dos fundos do Museu do Amanhã (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)Parte dos fundos do Museu do Amanhã (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)

Museu do Amanhã na Praça Mauá (Foto: Fernanda Rouvenat / G1
Museu do Amanhã na Praça Mauá (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)

INAUGURADO O MUSEU DO AMANHÃ

Museu do Amanhã

    Endereço: Praça Mauá, 1 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20081-240
    Horas: 
    Aberto hoje · 10:00 – 17:00

    Horas: 
    sábado10:00 – 17:00
    domingo10:00 – 17:00
    segunda-feiraFechado
    terça-feira10:00 – 17:00
    quarta-feira10:00 – 17:00
    quinta-feira10:00 – 17:00
    sexta-feira
    (Natal)






    10:00 – 17:00
    Os horários podem ser diferente
    O Museu do Amanhã, um dos símbolos da revitalização da Zona Portuária do Rio, foi aberto nesta sexta-feira (18) aos funcionários que trabalharam na construção do museu. A inauguração oficial para o público será neste sábado (19), mas na quinta (17), a presidente Dilma Rousseff, acompanhada do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do governador Luiz Fernando Pezão, inaugurou oficialmente o Museu do Amanhã.  

    Museu foi projetado por arquiteto espanhol (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)





sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

ANTES DO REVEILLON VAMOS ASSISTIR A UM SHOW?


QUINTA31                                    DEZ



Tropkillaz e Mr. Catra (Foto: Luciano Oliveira/G1)

RIO DE JANEIRO

Tropkillaz e Mr. Catra

quinta, 21h00
Sociedade Germânia







Buchecha (Foto: Guto Costa/Divulgação)

RIO DE JANEIRO

Buchecha

quinta, 21h00
Palaphita Gávea



Banda Celebrare (Foto: Leandro Ribeiro/Divulgação)

RIO DE JANEIRO

Banda Celebrare

quinta, 21h00
Clube Monte Líbano (RJ)

SHOW DO DIA 30/12

QUARTA30                                   DEZ



Heverton Castro (Foto: Rodrigo Tinoco/Divulgação)

RIO DE JANEIRO

Heverton Castro

quarta, 17h30
Aeroporto Tom Jobim









Taruíra (Foto: Mariana Rocha/Divulgação)

RIO DE JANEIRO

Taruíra

quarta, 19h30
Rio Scenarium









Lucio Sanfilippo (Foto: Divulgação/Facebook/Página do artista)

RIO DE JANEIRO

Lucio Sanfilippo

quarta, 20h30
Trapiche Gamboa

Postagem em destaque

  Quando começam os Ensaios Técnicos das escolas de samba RJ 2025? O calendário dos ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial ...