Faixas olímpicas: saiba o que muda no seu trajeto
As pistas no trajeto de instalações olímpicas terão alterações durante os Jogos Rio 2016. Uma delas é a implantação das Faixas Olímpicas — pistas exclusivas ou prioritárias para veículos de credenciados de delegações, dirigentes e autoridades envolvidas com a competição. O objetivo é facilitar o deslocamento dos competidores entre a Vila dos Atletas e as instalações da competição.
As vias já estão sinalizadas com linhas contínuas ou tracejadas e com a marca Rio 2016 e uma parte do sistema (que abrange o BRS e a faixa seletiva da Avenida Brasil) será implantada na próxima segunda-feira, dia 25, enquanto outra faixas começam a valer no dia 31. As Faixas Olímpicas valem até 22 de agosto — um dia depois dos Jogos Olímpicos.
SAIBA AS DIFERENÇAS ENTRE OS TRÊS TIPO DE FAIXAS OLÍMPICAS:
- Faixas prioritárias: para uso de veículos da Família Olímpica e de transporte público (ônibus e táxis). As faixas prioritárias são: as vias de BRS da cidade, nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon e Centro, sinalizadas com a marca Rio 2016 e com a faixa contínua ou tracejada azul, que funcionarão 24 horas por dia. Ao todo são 60 quilômetros de extensão. Além do BRS, também são faixas prioritárias: as faixas seletivas da Avenida Brasil; a Avenida Niemeyer e as vias da Ilha do Fundão. A partir da 0h do dia 25 de julho, os sistemas BRS e a faixa seletiva da Avenida Brasil farão parte da Rede de Faixas Olímpicas. As outras faixas prioritárias somente passarão a funcionar como Rede de Faixa Olímpica no dia 31 de julho.
Faixas dedicadas: começam a valer em 31 de julho. São para uso exclusivo de veículos credenciados. São 164 quilômetros de vias sinalizadas com uma faixa verde contínua ou tracejada e a marca Rio 2016.
Faixa dedicada na Linha Amarela | Foto: Daniel Coelho/Seconserva
Faixas compartilhadas: no total, são 36 km de extensão, onde é permitido que qualquer veículo trafegue, mas os motoristas devem dar preferência ao fluxo dos veículos credenciados dos Jogos Rio 2016. São sinalizadas apena com a marca Rio 2016.
Faixa compartilhada na Radial Oeste | Foto: Daniel Coelho/Seconserva
MEDIDAS COMPLEMENTARES ÀS FAIXAS OLÍMPICAS
Diversas medidas operacionais para minimizar o impacto da implantação das Faixas Olímpicas serão tomadas, como fechamento de acessos em vias expressas e proibições de estacionamento. Confira quais são as alterações:
- A Ilha do Fundão será utilizada como rota de chegada e saída do aeroporto pela Família Olímpica. Por isso, os acessos à ilha ficarão restritos aos moradores, trabalhadores e estudantes da Cidade Universitária.Desde 18 de julho a Ponte do Saber está interditada nos dias úteis, das 6h às 15h. O acesso 3, a partir da Linha Amarela e da Linha Vermelha, ficará bloqueado ao trânsito de passagem, das 15h às 21h e haverá fiscalização eletrônica.
- A faixa reversível da Linha Amarela será cancelada de 25 de julho até 22 de agosto. Neste período, os acessos 1A (Estrada do Pau-Ferro), 2 (Méier), 3 (Engenho de Dentro), 4 e 4A (Av. Dom Helder Câmara) ficarão fechados, no sentido Centro da via expressa, das 6h às 10h, de segunda à sexta-feira. Os motoristas têm como alternativa as seguintes pistas: Grajaú – Jacarepaguá, Rua Dias da Cruz, Rua Goiás e Avenida Dom Helder Câmara.A operação de fechamento do acesso 8, que já é realizada atualmente, será mantida. Entre 15h e 21h, o acesso 8 (Leopoldo Bulhões) da Linha Amarela será bloqueado, no sentido Barra, de segunda a sexta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ESTE BLOG FOI FEITO PRA VC. FIQUE A VONTADE , Curte, Comente e Compartilhe.
VOLTE SEMPRE!