Viradouro anuncia o seu enredo: “Arroboboi, Dangbé”
“Arroboboi, Dangbé”, sobre a energia do culto ao vodum serpente. Criado e desenvolvido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, o enredo foi divulgado nas mídias sociais com o seguinte texto:
“Alafiou!
Caminhos abertos. A predição do oráculo revela a permissão e prenuncia tempos de luta e vitória!
Em 2024, a Unidos do Viradouro levará para a avenida o enredo “Arroboboi, Dangbé”, sobre a energia do culto ao vodum serpente. Força que se manifestou desde épicas batalhas na Costa Ocidental da África e que influenciou as lutas das guerreiras Mino, do reino de Daomé, iniciadas espiritualmente pelas sacerdotisas voduns, dinastia de mulheres escolhidas por Dangbé.
A energia do culto se estabelece no Brasil com a instalação de terreiros na Bahia por Ludovina Pessoa, sacerdotisa daomeana que veio com a missão de perpetuar a crença nos voduns. Ludovina também se torna liderança nas irmandades católicas e na formação do que hoje é o candomblé Jeje. Essa linhagem tem como referência o Terreiro do Bogum, centenário templo religioso em Salvador, dedicado à Serpente.
À luta, Viradouro!
Arroboboi! Salve o Espírito Infinito da Serpente!”
Das 12 Escolas de Samba do Grupo Especial, apenas três ainda não anunciaram os seus enredos para 2024: Beija-Flor, Unidos da Tijuca e Mocidade Independente. O sorteio para definir a ordem de desfiles do Rio Carnaval 2024 acontecerá na noite de 20 de junho, na Cidade do Samba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ESTE BLOG FOI FEITO PRA VC. FIQUE A VONTADE , Curte, Comente e Compartilhe.
VOLTE SEMPRE!