rio de janeiro e suas belezas

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terça-feira, 9 de maio de 2023

enredo para 2024 _ Paraíso do Tuiuti _ “Glória ao Almirante Negro”

Enredo para 2024 - PARAISO DO TUIUTI -  “Glória ao Almirante Negro”


A história faz uma homenagem a João Cândido, um marinheiro brasileiro que se engajou na luta contra os maus-tratos, a má alimentação e as chibatadas sofridas pelos colegas. Todo o desenvolvimento será do carnavalesco Jack Vasconcelos, que está de volta à Tuiuti.

A logo do enredo foi feita pelo designer e ilustrador Antônio Vieira. Ele se inspirou no universo dos quadrinhos para criar o desenho. A arte é uma capa de HQ.

“Fomos muito felizes com um enredo crítico em 2018, chegando ao vice-campeonato do Grupo Especial, abordando os 130 anos da Lei Áurea. Nesse meu retorno ao Tuiuti, resgatamos mais uma história de resistência e libertação do povo preto. Glória ao Almirante Negro! é uma louvação a quem deve ser tratado como herói. Por isso, nos inspiramos nas histórias em quadrinhos para fazer essa identidade visual do enredo”, explica Jack.


Quando passou pelo Rio de Janeiro, o Almirante Negro manteve residência em São João de Meriti, município da Baixada Fluminense, onde seus descendentes vivem até hoje. O filho caçula, Adalberto Cândido, mais conhecido como seu Candinho, ficou feliz e emocionado com a homenagem da azul e amarelo de São Cristóvão. Os familiares de João Cândido já garantiram presença no desfile da agremiação.

Em respeito à Semana Santa, a Paraíso do Tuiuti vai realizar sua festa de aniversário na próxima sexta-feira, dia 14 de abril, a partir das 21h, na quadra de ensaios. Além do lançamento oficial do enredo, haverá a apresentação do novo intérprete da escola, Pixulé. Os ingressos já podem ser comprados no telefone (21) 97398-1021. A quadra do Tuiuti fica no Campo de São Cristóvão, 33, bairro de São Cristóvão.

A Paraíso do Tuiuti foi fundada no dia 05 de abril de 1952. Em nome da Diretoria da LIESA, o presidente Jorge Perlingeiro felicita o presidente Renato Thor, diretores e componentes da Tuiuti pelo aniversário da Escola. E deseja pleno êxito nos preparativos para o Carnaval de 2024.

 

“Um Defeito de Cor” é o enredo da PORTELA para 2024

 “Um Defeito de Cor” é o enredo da Portela para 2024

Projeto dos carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga é baseado no romance da escritora Ana Maria Gonçalves





O enredo da Portela para o próximo carnaval será “Um Defeito de Cor”, de André Rodrigues e Antônio Gonzaga, baseado na obra homônima da autora Ana Maria Gonçalves. O anúncio foi feito neste sábado, 01 de abril, durante a feijoada da escola. Na ocasião, a Majestade do Samba apresentou oficialmente a equipe que fará o Carnaval 2024: a porta-bandeira, Squel Jorgea – que será par do mestre-sala, Marlon Lamar -; o diretor de carnaval, Junior Schall, o diretor de harmonia, Julinho Fonseca e a dupla de carnavalescos.

Para o Carnaval de 2024, o sonho da G.R.E.S Portela está baseado no principal fator simbólico que dá consistência para ela ser o que é e chegar onde chegou: O Afeto. Baseado no romance “Um Defeito de Cor”, da escritora Ana Maria Gonçalves, o enredo traz uma outra perspectiva da história, refazendo os caminhos imaginados da história da mãe preta, Luisa Mahim. Essa poderia ser a história da mãe de qualquer um de nós, ou melhor dizendo, é a história das negras mães de todos nós.

Um carnaval dedicado a todas as mães

Antônio Gonzaga adianta que é um projeto dedicado a todas as mães e é uma forma de demonstração de afeto e gratidão por sua recém-chegada à escola, ao lado de André Rodrigues.

“Acreditamos que esse enredo é a nossa mais profunda manifestação de afeto nessa chegada. É um enredo que dedicamos às nossas mães, nossas avós e a cada mulher preta que carrega a força de sobreviver, ser e semear novas histórias. ‘Um Defeito de Cor’ é a história da luta preta no Brasil incorporada em uma mulher que enfrentou os maiores desafios imagináveis para continuar viva e preservar suas heranças e raízes. A história de uma mãe, heroína, filha de África, que pariu a liberdade dessa nação. É uma honra imensa contar essa história e imaginar esse reencontro de Luísa com Luís Gama. Essa história fala de todos nós. É a nossa identidade construída no tempo”, frisa Gonzaga que aproveita a ocasião para agradecer a oportunidade de estar junto a comunidade portelense.


 


“Nosso destino é ser onça” é o enredo da GRANDE RIO para o Rio Carnaval 2024

 “Nosso destino é ser onça” é o enredo da Grande Rio para o Rio Carnaval 2024


Uma Grande Rio que volta a aprender com a sabedoria das florestas, a mergulhar nas cosmovisões dos povos originários e a passear, encantada, por causos, lendas, matas e giras: eis a proposta do enredo “Nosso destino é ser onça”, mais uma criação autoral dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora.

Guiados pela narrativa mítica de “Meu destino é ser onça”, livro do escritor Alberto Mussa, que “restaura” o mito tupinambá da criação do mundo, os artistas propõem uma reflexão sobre a simbologia da onça no cenário artístico-cultural brasileiro, tocando em temas como antropofagia e encantaria.



SETE ANOS DE PESQUISA - Essa "proposta de devoração", como denominam os carnavalescos, vem sendo pesquisada há sete anos, como destaca Haddad: “Começamos a pesquisar esse enredo em 2016. O livro de Mussa narra que a onça possui papel central na cosmovisão dos Tupinambá, dado que nos levou a pensar na importância dessa simbologia para as narrativas míticas de outras nações indígenas brasileiras e latino-americanas. Assim, o enredo foi sendo costurado, pegada por pegada, caminhando pelos impérios sertanejos da Pedra do Reino, pela memória de alguns carnavais incríveis, pela utilização da onça enquanto símbolo de lutas do presente, vide a produção de uma série de artistas e coletivos contemporâneos. Não é um enredo preso ao passado, fora do tempo: é uma narrativa de eterna devoração, que salta para o futuro e pensa o Brasil de hoje, terra indígena, tão complexo e diverso em sua riqueza cultural.”

Sobre a proposta estética do desfile de 2024, Leonardo Bora adianta que o público verá na Avenida já pode ser percebido no cartaz de divulgação do enredo. “A arte nos faz refletir sobre as ideias de cura, semeadura, floração, transformação. É interessante como a onça está diretamente associada a rituais xamânicos de cura, ocupando posição destacada em um sem-fim de histórias, causos, mitos, narrativas de artistas tão expressivos como Rosa Magalhães e Guimarães Rosa. A gente está bebendo desse caldo, construindo um enredo que parte do mito tupinambá para visões e projeções muito contemporâneas - daí a importância do diálogo, já na arte de divulgação do enredo, com a produção de um jovem artista como Aislan Pankararu. Mais uma vez, não é algo óbvio, mas um cartaz com diferentes técnicas artísticas, como pintura, fotografia e bordado, algo que nos encanta bastante. Fazer arte, para nós, é provocar, instigar, gerar discussão, é movimento. Foi assim com Exu e será assim novamente", afirma Bora.

VEM AÍ A SINOPSE - Aislan Pankararu, o artista a que Leonardo Bora faz referência e cujo trabalho não apenas inspirou, mas pode ser visto na peça de divulgação do enredo, é nascido em Petrolândia, Pernambuco. Ele é originário do povo Pankararu e formado em Medicina. Já o livro que orienta a construção do enredo foi publicado originalmente em 2009 e se trata de um experimento literário do escritor Alberto Mussa, que, a partir da leitura crítica dos relatos de cronistas como André Thevet e Hans Staden, propôs a restauração do mito tupinambá, narrativa fantástica que explica a importância das ideias de devoração e transformação para os povos originários brasileiros. Os carnavalescos exaltam a troca com o autor: “As conversas com Alberto Mussa foram muito importantes para a expansão do nosso olhar criativo, algo em permanente processo. Apostamos em um samba forte, valente, com a ‘pegada’ de que os torcedores tricolores tanto gostam. É por essa trilha que estamos seguindo”, destaca Haddad.


 


Enredo da IMPERATRIZ para 2024 _ Folheto "O testamento da cigana Esmeralda"

 Testamento de cigana escrito há mais de 100 anos é o enredo da Imperatriz para 2024

Folheto "O testamento da cigana Esmeralda", escrito pelo poeta paraibano Leandro Gomes de Barros, inspira empreitada na busca do bicampeonato



"Com a sorte virada pra lua, segundo o testamento da cigana Esmeralda" é o título do enredo que a Imperatriz Leopoldinense apresentará no carnaval de 2024. A ideia é mais um enredo pesquisado, desenvolvido, transformado em narrativa e visualidade pelo carnavalesco Leandro Vieira. Segundo o artista, a proposta para o carnaval 2024 dá continuidade ao seu interesse em se debruçar sobre o Brasil e a obra de escritores populares que souberam dar contorno à imaginação de caráter fantástico como uma extraordinária vocação do povo brasileiro.

"É mais um enredo que olha para aquilo que há de mais simples, no sentido popular das coisas que estão na cabeça do povo. Livre do academicismo e próximo à cultura que emerge das vocações populares brasileiras, mergulho nesses anseios populares tão presentes no imaginário coletivo do Brasil das pessoas reais, ou seja, o Brasil que me desperta interesse e encantamento. Com o enredo que proponho agora, sigo mergulhado nos saberes populares que se utilizam da interpretação dos sonhos cotidianos para tomar decisões ou fazer apostas e também sobre a intenção de prever a sorte através da antecipação do futuro com o uso de meios fantásticos”, avalia o artista.



 De acordo com o carnavalesco, o desenvolvimento do enredo é debruçado de forma livre sobre um pequeno folheto que fala sobre o encontro do testamento da cigana Bruges de Esmeralda e o descortinar do conteúdo de seus ensinamentos místicos. O folheto, escrito há mais de cem anos, é assinado por Leandro Gomes de Barros - escritor paraibano reverenciado por Carlos Drummond de Andrade como o "o rei da poesia do sertão"- com o nome de “O testamento da cigana Esmeralda".

Na narrativa fictícia do folheto, este testamento foi trazido para o Brasil no interior de um barril por um grupo de ciganos. Ao falar com entusiasmo sobre o material literário de base popular que lhe serve de inspiração para o trabalho que virá, o artista dá dicas sobre aquilo que lhe desperta interesses artísticos na nova empreitada.

“No descortinar da leitura do folheto, a gente se depara com uma série de ensinamentos de caráter popular sobre a interpretação de sonhos, com uma tabela que predetermina dias felizes e dias de má sorte, com caminhos para a leitura da sorte na palma da mão e a influência dos astros nos caminhos humanos com direito, inclusive, a uma semana astrológica. É material para delírio carnavalesco pra tudo que é lado. E o melhor de tudo é que não precisa de longas teses ou muita explicação para ser compreendido. É cultura popular feita pelo povo e para o povo", conclui.










Carnaval 2024 - Nove Escolas reformulam o elenco e uma delas anunciou o enredo.

 Nove Escolas reformulam o elenco e uma delas anunciou o enredo.

          O Rio Carnaval 2024 já começou!


 Os trabalhos para o Carnaval 2024 já começaram e o Salgueiro foi a primeira Agremiação a anunciar o enredo: “Hutuikara”, que conta as lutas e tradições da etnia Yanomami, da Amazônia.

No ano que vem, o Carnaval começará ainda mais cedo. Os desfiles do Grupo Especial acontecerão nos dias 11 e 12 de Fevereiro, Domingo e Segunda de Carnaval; a Apuração será na tarde de Quarta-feira de Cinzas, 14/02; e o Sábado das Campeãs, na noite de 17/02. Nas próximas semanas, a LIESA estará informando o cronograma de reserva e venda de ingressos. Acompanhe o troca-troca que está acontecendo nos primeiros escalões do Grupo Especial:

 

ACADÊMICOS DO SALGUEIRO

Diretor de Carnaval: Sai: Julinho Fonseca. Entra: Wilsinho Alves (Ex-Império);

 

BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS

Carnavalesco(s): Saem: Alexandre Louzada e André Rodrigues. Entra: João Vítor Araújo (ex-Tuiuti);

 

ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA

Comissão de Frente: Sai: Cláudia Motta. Entram: Karina Dias e Lucas Maciel (ex-Tuiuti);

 

MOCIDADE INDEPENDENTE

Diretor de Carnaval: Sai: Marquinho Marino. Ainda sem substituto;

Intérprete: Sai: Nino do Milênio. Entra: Zé Paulo Sierra (ex-Viradouro);

 

PARAÍSO DO TUIUTI

Carnavalesco(s): Saem: Rosa Magalhães e João Vítor Araújo. Entra: Jack Vasconcelos (ex-Tijuca);

Intérprete: Sai: Wander Pires. Entra: Pixulé (ex-Unidos de Bangu);

Comissão de Frente: Saem: Karina Dias e Lucas Maciel. Entra: Claudia Mota (ex-Mangueira) e Edifranc Alves

 

PORTELA

Carnavalesco(s): Saem: Renato e Márcia Lage. Entram: Antônio Gonzaga (ex-Arranco) e André Rodrigues (ex-Beija-Flor);

Porta-Bandeira: Sai: Lucinha Nobre. Entra: Squel Jorgea (ex-Mangueira, não dançou neste ano)

Diretor de Carnaval: Entra: Júnior Schall

 

UNIDOS DA TIJUCA

Carnavalesco: Sai: Jack Vasconcelos. Entra: Alexandre Louzada (ex-Beija-Flor);

Intérprete(s): Saem: Wantuir e Vic Tavares. Entra: Ito Melodia (ex-Império);

Porta-bandeira: Sai: Denadir Garcia. Entra: Lucinha Nobre (ex-Portela);

Diretor de Carnaval: Entra: Marquinho Marino (ex-Mocidade);

 

UNIDOS DO VIRADOURO

Intérprete: Sai: Zé Paulo Sierra. Entra: Wander Pires (ex-Tuiuti);

 

De volta ao Grupo Especial, eis a ficha técnica da UNIDOS DO PORTO DA PEDRA;

Presidente: Godzila;

Presidente de honra: Fábio Montibelo;

Diretores de Carnaval: Aluízio Mendonça e Fabrício Montibelo;

Carnavalesco: Mauro Quintaes;

Comissão de Frente: Júnior Scapin (ex-Império);

1° Casal de mestre-sala e porta-bandeira: Rodrigo França e Denadir Garcia (ex-Tijuca);

Mestre de Bateria: Mestre Pablo;

Rainha de Bateria: Tati Minerato;

Rainha da Escola: Nicilda da Silva; e

Intérprete: Wantuir (ex-Tijuca).

Três Agremiações mantiveram intactos os seus primeiros escalões, mantendo as equipes que atuaram em 2023: ACADÊMICOS DO GRANDE RIO, IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE e UNIDOS DE VILA ISABEL

 

sábado, 29 de abril de 2023

Liesa define data para o sorteio da ordem de desfiles do Rio Carnaval 2024 - 20/06/23

 Liesa define data para o sorteio da ordem de desfiles do Rio Carnaval 2024


A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) definiu durante reunião plenária com os representantes das agremiações do Grupo Especial, que o sorteio da ordem dos desfiles para o Rio Carnaval 2024 acontecerá no dia 20 de junho, na Cidade do Samba.

Os detalhes do evento e a dinâmica do sorteio serão divulgadas em breve, no entanto, segundo regulamento do ano anterior, já estão definidas as escolas de samba que abrirão os dois dias de desfiles. A atual campeã da Série Ouro, Porto da Pedra, será a primeira de domingo (11 de fevereiro), enquanto a 11ª colocada do Grupo Especial de 2023, Mocidade Independente de Padre Miguel, abrirá a segunda-feira (12 de fevereiro).



2024 - Enredo MANGUEIRA - ALCIONE

 Alcione será o enredo da Mangueira no Carnaval de 2024


A cantora Alcione será o enredo da Mangueira para o Carnaval de 2024. Desejo da presidenta Guanayra Firmino há mais de dez anos, o convite foi feito na tarde desta segunda-feira, 13, na casa da Marrom, que aceitou o convite para ter sua vida contada na Estação Primeira.


“Estou muito honrada e emocionada com o convite. Nunca imaginei tamanha homenagem”, disse Alcione.


O lançamento do enredo e logo oficial será no dia 28 de abril, aniversário de 95 anos da Estação Primeira de Mangueira. Os carnavalescos Annik Salmon e Guilhrme Estevão também participaram do encontro.


A Verde e Rosa foi a terceira Agremiação do Grupo Especial a anunciar o enredo para 2024. Salgueiro e Unidos do Porto da Pedra também já lançaram os seus.










2024 - Enredo PORTO DA PEDRA

 Porto da Pedra anuncia enredo para 2024: “Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular”


Campeã da Série Ouro e mais nova integrante do Grupo Especial, a Unidos do Porto da Pedra apresentou na noite do último sábado, 11/3 , em sua quadra, em São Gonçalo, o enredo com o qual abrirá os desfiles do Carnaval de 2024, no Domingo, 11 de fevereiro: “Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular”, criado e desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Quintaes e o enredista Diego Araújo.





Segundo Quintaes, trata-se de um almanaque que remete à Era Medieval, mais precisamente ao século XIV, escrito na Espanha, tendo chegando ao Brasil dois séculos depois. Os textos são verdadeiros guias para os saberes da medicina, da agricultura e da pecuária, sendo muito comum na sociedade da época, já que os livros impressos ganhavam maior difusão graças ao advento da prensa tipográfica de Guttemberg, passando a alcançar não só a classe mais abastada, como também os segmentos mais pobres da população.

De acordo com o folclorista Câmara Cascudo, autor do Dicionário do Folclore Brasileiro, o 'Lunário Perpétuo' foi o livro mais lido pelo povo nordestino durante mais de dois séculos.




 


segunda-feira, 17 de abril de 2023

Você conhece o Pico da Tijuca Mirim? Veja tudinho aqui no meu blog

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Mirantes do Rio: Tijuca Mirim 

Pico tem 917 metros de altitude e vista privilegiada: do local é possível ver a Serra dos Órgãos e o Dedo de Deus.


A imensidão verde no meio da cidade é privilégio carioca. Parte importante da identidade do Rio, o Parque Nacional da Tijuca tem 39 km² de área protegida.


Rochas muito antigas — de um bilhão e setecentos milhões de anos — formam a cadeia de montanhas do parque. É um convite diário: basta escolher uma montanha para descobrir o Rio por um ângulo diferente.


Pico Tijuca Mirim tem 917 metros de altitude. Do local é possível ver boa parte da cidade, pontos turísticos e outros municípios, além de vários mirantes da Zona Norte. Para chegar ali é preciso algum esforço.


“Eu nasci em 1978 em Nova Friburgo. Lá fiquei até 1985, 7 anos de idade, um lugar que era maravilhoso, um paraíso”, explica o guia de turismo Bruce Moraes, um carioca de coração.


A adaptação à cidade grande não foi fácil para o guia: “Eu abria a janela e não tinha mais passarinho, não tinha cachorro, não tinha mais nada.”


Quando tinha 13 anos, o pai dele comprou a casa centenária, dentro da floresta, onde Bruce vive até hoje. Ele fez da paixão, o ganha-pão.


“A gente trabalha com trilhas, faz manejo de trilhas, orientação a turistas, apoio à fiscalização e coisas assim que estão fazendo bem à natureza.”


A partir do Parque Nacional da Tijuca são 2,2 km dentro da floresta até o Pico Tijuca Mirim. O guia explica que qualquer pessoa pode fazer a trilha, que é bem-sinalizada. Basta cumprir as normas do parque.


A trilha é moderada a leve, sem muitas subidas íngremes. O importante é olhar bem onde apoiar as mãos e ter cuidado onde pisar — é comum encontrar cobras e outros bichos no percurso.


Mas, chegar ao topo é recompensador e sempre motivo de alegria, principalmente pela vista.


É possível ver a Serra dos Órgãos e o Dedo de Deus. À direita, está a região de Salinas, em Friburgo. À esquerda, Petrópolis.


O circuito dos picos, dentro do Parque da Tijuca, tem 19 km de extensão e dezenas de mirantes para serem explorados.


De cima, é possível ver o Pico Andaraí Maior, o Sumaré, o Cristo Redentor, Pão de Açúcar e a Pedra da Gávea.


E bem pertinho está o Pico da Tijuca — ponto mais alto de toda a Zona Norte, com 1.021 metros de altitude.


Presidente construiu escadas, mas rei preferiu escalar


As escadas que fazem parte do local têm história.

“O presidente na época, Epitácio Pessoa, em 1920 convidou o Rei Alberto, da Bélgica, para fazer uma visita ao Rio de Janeiro. E ele soube que o Rei Alberto gostava muito de natureza, de montanhas, e pensou especificamente aqui no Pico da Tijuca. E achou que facilitando seria legal e mandou esculpir 117 degraus na rocha”, conta Bruce.


“O Rei Alberto chegou ali e, reza a lenda, disse: ‘não vou subir pela escada, vou subir pela pedra’. E subiu pela pedra.


O rei alpinista não gostou, mas as escadas seguem ali como parte da história do Pico da Tijuca.


“Quando a gente tem a oportunidade de chegar num mirante desse, recarregar as baterias, vê tudo com outro olhar, então você passa realmente a mudar, né? Tem outros olhos para isso tudo e essa cidade é o Rio de Janeiro, né?", diz Bruce.



domingo, 19 de março de 2023

você conhece a Praia dos Amores no Rio de Janeiro?

 Praia dos Amores, refúgio na Barra onde a água varia entre poluída e caribenha, de acordo com maré e outros fatores


Oceanógrafo e moradores dizem que o melhor é ir em horários de maré cheia, quando o mar entra. Dias de água límpida são raros porque a praia é onde desemboca canal que traz poluição.





Em um bairro onde a orla é conhecida por uma faixa de areia generosa, prédios e condomínios modernos e clima de badalação, a Praia dos Amores nem parece que fica na Barra da Tijuca.

Uma das menores praias do Rio tem feito sucesso em redes sociais nos últimos anos por oferecer dias de águas cristalinas e uma atmosfera mais intimista, cercada de casas, prédios mais baixos, restaurantes e ângulos inusitados de belezas como a da Pedra da Gávea.

Entretanto, o visitante tem que prestar atenção para evitar maré desfavorável. Ela pode melar a expectativa por "mar caribenho", além de trazer a poluição do esgoto mal resolvido do Complexo Lagunar da Barra – a Praia dos Amores fica na foz da Lagoa da Tijuca, ao lado do Quebra-Mar, debaixo da Ponte da Joatinga.

Protegida do mar aberto, a praia raramente tem água agitada, e atrai praticantes de stand up paddle, caiaque e jet ski, entre outros esportes náuticos.




Como chegar

Metrô e ônibus - A Praia dos Amores ganhou mais opções de acesso após a chegada do metrô no Jardim Oceânico, em 2016. O Quebra-Mar e a Praia dos Amores ficam a uma distância de aproximadamente 25 minutos a pé da estação. Se a caminhada parece longa demais, também é possível, a partir do metrô, pegar um táxi ou carro de aplicativo ou as linhas de ônibus 863, 301/302, 565 e 548INT3.

Estacionamento - Outra referência importante é que a praia fica embaixo do Viaduto do Joá. Há vagas de carro na região, principalmente na Avenida do Pepê (Orla da Barra próxima ao quebra-mar), mas é preciso chegar cedo para conseguir, sobretudo nos finais de semana.


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