Cariocas, turistas e qualquer tipo de apaixonado pelo Rio de Janeiro têm a oportunidade, neste mês de dezembro, de admirar a cidade em 360 graus e a 140 metros de altura. O edifício circular Santos Dumont, na Rua Santa Luzia, no Centro do Rio, abre seu terraço para visitação como comemoração dos seus 40 anos.
Do alto dos seus 45 andares, a vista é espetacular. É possível avistar vários pontos turísticos, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara, o Maracanã, os arcos da Lapa, todo Aterro do Flamengo e a Ponte Rio-Niterói.
Dá também para observar detalhes dos prédios históricos da região e as pessoas trabalhando nos edifícios vizinhos. Além disso, é possível ver como é bonito o desenho da Praça Paris, o telhado do Theatro Municipal ou como é grande o imóvel da Santa Casa, construído no século XVIII
O síndico do prédio, Devair Soares da Motta, que está há 23 anos à frente da administração do edifício, quer ver o lugar receber muitos visitantes. Até esta semana apareceram pouquíssimos interessados, segundo ele.
- Não tem nada igual a isso no mundo. Em Paris, você sobe a torre Eiffel e vê a cidade a 360 graus, mas são só prédios, todos cinza. Aqui não, tem o mar, a natureza. É muito bonito - disse o orgulhoso síndico sobre o terraço, que não abriga nenhuma infraestrutura por questões de segurança.
Motta afirma que muitos comerciais já foram filmados no lugar, assim como um episódio do reality show francês "Dropped", além de cenas para o filme "Velozes e Furiosos 5 - Operação Rio". Ele diz que é possível fazer festas no terraço, mas que procura selecionar os pedidos para eventos no local.
- No passado já tivemos muitos problemas. As pessoas bebem e jogam coisas lá embaixo. Uma vez tivemos que cobrir o prejuízo de um taxista que teve o táxi atingido por uma garrafa de vinho. Até gaveta já atiraram durante uma festa - contou o síndico.
No 35º andar do Santos Dumont também funcionou um restaurante giratório, o La Tour, entre 1976 e 1993. O estabelecimento ficava em uma espécie de plataforma que girava com um sistema de engrenagens. O síndico diz que ele girava bem devagarinho, eram necessários 70 minutos para um giro completo.
- As mulheres reclamavam às vezes porque deixavam a bolsa na janela e quando olhavam para trás a bolsa não estava lá mais - explicou Motta.
A visita ao terraço do edifício é gratuita e pode ser feita das 9h às 17h de segunda a sexta-feira. Ela tem que ser agendada pelo email: sindico@edificiosantosdumont.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ESTE BLOG FOI FEITO PRA VC. FIQUE A VONTADE , Curte, Comente e Compartilhe.
VOLTE SEMPRE!