Cristo Redentor



Arquivo:CristoRedentor2.jpg


Arquivo:CristoRedentor3.jpg
ATENÇÃO: O local de compra de ingressos para o monumento do Cristo Redentor e as passagens de van e trem mudaram. Confira as alterações abaixo (atualizado em 05/02/2014).

Inaugurado em 12 de outubro de 1931, o Cristo Redentor, símbolo da Cidade do Rio de Janeiro, é considerado uma das7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno, sendo a única maravilha brasileira, ao lado de importantes outras maravilhas, como a Muralha da China, o templo helênico de Petra na Jordânia, Machu Pichu no Peru, Coliseu de Roma na Itália, Taj Mahal na Índia e o templo da civilização maia de Chichén Itzá, no México.
Do alto de seus 38 metros e apoiado sobre os 710 metros do Morro do Corcovado, o Cristo é a atração turística mais fotografada do país. Desde o ano de 2000, quando recebeu nova iluminação, o monumento e seus acessos vêm passando por um processo de revitalização. O ponto alto foi a inauguração do acesso mecanizado em 2002, com elevadores panorâmicos e escadas rolantes. Assim, não será mais preciso enfrentar os 220 degraus que levam ao pé da estátua.

E antes mesmo de chegar ao Cristo, os visitantes já podem conhecer um pouco da história deste cartão-postal. A Estação Cosme Velho é um ambiente de lazer e entretenimento moderno e confortável. Uma nova área de embarque foi construída, além de lojas de apoio turístico, sala VIP e auditório. Também se destaca o Espaço Cultural, onde é documentada a rica história da Estrada de Ferro e do Monumento ao Cristo.


Van + entrada para o Cristo Redentor

O bilhete Inclui transporte de ida e volta, e acesso ao monumento do Cristo Redentor.

Trem do Corcovado + entrada para o Cristo Redentor

  • Onde comprar: Site www.corcovado.com.br ou quiosque da prefeitura no Corcovado.
  • Horário de funcionamento: o Trem do Corcovado funciona de segunda a domingo, das 8:00h às 19:00h, com saídas a cada meia hora. (estes horários estão sujeitos a mudanças sem aviso prévio, pelas diversas variedades e condições climáticas).

DICA: Caso queira tirar boas fotos, prefira visitar o Cristo pela manhã, pois à tarde as fotos ficarão contra a luz.


A capela do Cristo Redentor

Muita gente não sabe, mas existe uma pequena capela na base da estátua do Cristo Redentor. O templo tem 22 assentos de madeira, pia batismal, sacrários, aparelho de som com música sacra constante e sistema interno com quatro câmeras de vídeo que permitem o acompanhamento das missas em tempo real pela Internet, que ocorrem às 10:00h e também às 16:00h. Na capela são celebrados casamentos comunitários, noivados e bodas de ouro.

Casamento

Se casar na Capela Nossa Senhora Aparecida é gratuito, com exceção da taxa de ornamentação e taxa para auxíliar aqueles que não podem pagar seus casamentos, totalizando R$1.500,00 (valores de 2008). A fila de espera é grande e os interessados podem pedir informações ou marcar seus casamentos através do telefone (021) 3874-1568 ou pelo e-mail:santuariocristoredentor@yahoo.com.br.


O que fazer no local

  • Apreciar a vista e tirar fotos
  • Comprar souvenirs

O que fazer nas proximidades

Onde fica

A estátua do Cristo Redentor fica no topo do Morro do Corcovado, a 710 metros acima do nível do mar.


De trem - O acesso mais apreciado ao Cristo fica na Rua Cosme Velho nº 513 onde é possível subir pelo trenzinho todos os dias das 8:30h às 18:30h. A duração no trajeto é de 20 minutos. O trenzinho percorre a estrada de ferro do Corcovado, inaugurada pelo Imperador Dom Pedro II no ano de 1884. Na subida é possível apreciar a
 Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo. Para maiores informações favor consultar Trem do Corcovado. (Os preços estão no início desta página).


Como Chegar

  • De Metrô até a Estação Cosme Velho - Saltar na estação Largo do Machado e pegar o ônibus integração 584A, que deixa em frente ao trenzinho.
  • De ônibus até a Estação Cosme Velho - Pegar as linhas 422 ou 498 na Praça XV sentido Zona Sul e descer em frente a Igreja São Judas Tadeu.
  • De carro - Seguir pela Rua Cosme Velho até à Ladeira dos Guararapes. Em seguida entrar à direira na rua Conselheiro Lampréia . A partir daí, já na Estrada das Paineiras, seguir as placas indicativas. Paga-se por ocupante e também pelo automóvel (consultar os preços no início desta página). Mas atenção: Nos finais de semanas e feriados fica congestionado. Como opção, estacione o veículo nas Paineiras e caminhe por cerca de 2,5 km de subida. Aconselhamos o visitante dar uma passadinha pelo Mirante Dona Marta que fica no meio do percurso. Ali, além da bela visão da cidade, é também ponto de partida dos helicópteros que fazem passeios turísticos que mostram o Cristo Redentor e a cidade ainda mais do alto. O passeio é sensacional mas os preços são salgados.
  • De van - Também é possível encontrar vans credenciadas e a passagem custa em torno de R$ 10,00 por pessoa. O preço varia conforme o dia da semana.
  • Lá em cima - O Cristo Redentor conta com três elevadores panorâmicos. O acesso se dá por uma área que atende tanto os visitantes que chegam de carro quanto os que desembarcam na plataforma de trem da Estrada de Ferro do Corcovado. Também existem quatro escadas rolantes, com capacidade de tráfego para 9 mil pessoas por hora. O passeio já começa aí, pois da torre de 31 metros de altura já é possível ter uma vista da cidade.

Como chegar por trilha

Cristo Redentor a pé
  • Trilha do Parque Laje ao Corcovado - A trilha sai do Parque Lage, no bairro Jardim Botânico, e chega bem próximo ao Cristo. São aproximadamente duas horas de subida pelo meio da mata. O problema é que a estátua em si está dentro de um complexo, e pra entrar só pagando o preço completo do passeio (que também inclui a subida pelo trenzinho). Ao chegar lá em cima se tem uma bela visão da cidade, mas não tão ampla como a do complexo. Também não vai dar para tirar aquela famosa foto de braços abertos em frente à estátua.

Contatos

Nome
Telefone(21) 2558-1329
Email
Websitehttp://www.corcovado.com.br/

Por conta do trajeto sul-norte do vôo de São Paulo ao Rio, você teria a visão do Cristo Redentor do lado esquerdo da aeronave, enquanto que lado direito estaria o mar. No entanto o perfil de aproximação para pouso no aeroporto Santos Dumont muda a todo instante. Geralmente, os aviões da ponte aérea podem fazer dois percursos distintos antes de pousar no Santos Dummont. Confira os dois trajetos e a melhor maneira de se posicionar:
  • Seguindo pela proa do Galeão - Neste caso, você teriá a visão do Cristo do lado direito da aeronave (poltronas DEF ou JKL, dependendo da companhia)
  • Sobrevoando o Santos Dummont no sentido Niterói - Neste caso talvez seja melhor se sentar nas poltronas ABC evitando ficar perto da asa.
    • Trajeto - A aeronave faz uma grande curva que começa sobre o Centro da cidade, alinhando-se por um curto período paralelamente à ponte Rio-Niterói, direcionando-se então para a pista de pouso.
Observação: Como não é possível prever como será a sua chegada, se o avião estiver vazio e você perceber que está do lado errado, troque para a janela do lado oposto do avião.

História

A formação rochosa já era famosa desde o século XVI quando os portugueses a batizaram de “Pináculo (ou Pico) da Tentação”, em alusão a uma montanha que é citada na bíblia. No século XVII, o morro recebeu o nome atual, por causa de sua forma, que lembra uma corcova ou corcunda.
Duzentos anos mais tarde, o imperador D. Pedro I realizou uma expedição no morro e atingiu seu cume a 704 metros, deixando seu monogramo em uma árvore, o que resultou no projeto da construção de uma linha férrea.
Em 1882, os engenheiros Pereira Passos e Teixeira Soares conseguiram a concessão para construir um ramal ferroviário do Cosme Velho ao alto do Corcovado, sob o sistema Riggenbach, com cremalheira denteada sobre um trilho central para dar maior segurança à composição. Inaugurada em outubro de 1884, a ferrovia contava com mais de 3 quilômetros de extensão, sendo considerada uma obra ousada para a época e logo tornou-se a grande atração da cidade, sendo a primeira ferrovia turística das Américas. Vinte e seis anos após o início da circulação, os trens a vapor foram substituídos por vagões movidos à eletricidade.
O mirante chapéu do sol foi concluído um ano após a implantação dos trens. A construção de madeira oferecia uma visão maravilhosa de famosas paisagens cariocas, como o Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas e várias praias da Baía de Guanabara.
No dia 12 de outubro de 1931, a estátua do Cristo Redentor foi inaugurada, transformando o Corcovado no principal cartão postal da cidade e do Brasil. Em 1942, o deque foi demolido, quando já tinha perdido espaço para o Cristo Redentor.