rio de janeiro e suas belezas

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I LOVE YOU RJ

domingo, 17 de outubro de 2021

Cristo Redentor fez 90 anos

 


Tipo
Estátua
Estilo
Arquitetos
Criadores
Material
Período de construção
Abertura
Inauguração
12 de outubro de 1931 (90 anos)
Altura
30 metros e 38 metros com o pedestal m
Estatuto patrimonial
()
patrimônio registrado pelo Inventário de Monumentos RJ (d)Visualizar e editar dados no Wikidata

Cristo Redentor é uma estátua art déco que retrata Jesus Cristo, localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a maior parte da cidade do Rio de JaneiroBrasil. Em 2007, foi eleito informalmente como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Em 2012, a UNESCO considerou o Cristo Redentor como parte da paisagem do Rio de Janeiro incluída na lista de Patrimônios da Humanidade.

O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e com o engenheiro compatriota Albert Caquot, entre 1922 e 1931, na França, devido o pensamento dos franceses, de que os brasileiros não tinham experiência para construir a estátua. Foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida e fica no bairro do Alto da Boa Vista.

Símbolo do cristianismo brasileiro, a estátua se tornou um ícone do Rio de Janeiro e do Brasil.Em 2011, em uma pesquisa de opinião pela internet, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5 % de 1 734 executivos de todos os países da região como o maior símbolo da América Latina. O monumento também é um importante ponte de visitação, que recebe, em média, 2 milhões de turistas por ano.

O Cristo Redentor é feito de concreto armado e pedra-sabão. Tem trinta metros de altura, sem contar os oito metros do pedestal, e seus braços se esticam por 28 metros de largura. A estátua pesa 1145 toneladas e é a terceira maior escultura de Cristo no mundo, menor apenas que a Estátua de Cristo Rei de Świebodzi na Polônia (a maior escultura de Cristo no mundo) e a de Cristo de la Concordia na Bolívia (a segunda maior escultura de Cristo no mundo).



História

A ideia de construir uma grande estátua no alto do Corcovado foi sugerida pela primeira vez em meados da década de 1850, quando o padre Pedro Maria Boss sugeriu a colocação de um monumento cristão no Monte do Corcovado para homenagear a Princesa Isabel, regente do Brasil e filha do Imperador Dom Pedro II. A princesa gostou da ideia e chegou a dar apoio à construção da obra.

Na época da assinatura da Lei Áurea, diante da possibilidade de homenagem com uma estátua que a representaria como “A redentora”, a Princesa Isabel não aceitou o pedido, conforme o aviso de 2 de agosto de 1888, destacando que a homenagem deveria ser feita ao verdadeiro “Redentor dos homens”, com uma imagem ao Sagrado Coração de Jesus. Em 1889, o país se tornou uma república e, com a oficialização da separação entre Igreja e Estado, a proposta foi descartada.

O primeiro projeto do Cristo Redentor, desenhado por Heitor da Silva Costa.

A segunda proposta de uma estátua no topo da montanha foi feita em 1920, pelo Círculo Católico do Rio de Janeiro. O grupo organizou um evento chamado "Semana do Monumento" para atrair doações e recolher assinaturas para apoiar a construção da estátua. As doações vieram principalmente de católicos brasileiros. Os projetos considerados para a "Estátua do Cristo" incluíam uma representação da cruz cristã, uma estátua de Jesus com um globo nas mãos e um pedestal que simbolizaria o mundo.[ A estátua do Cristo Redentor de braços abertos, um símbolo de paz, foi a escolhida. O engenheiro local Heitor da Silva Costa projetou a estátua, que foi esculpida por Paul Landowski, um escultor franco-polonês.


Apesar de, atualmente, protestantes de todo o mundo visitarem o Cristo, inicialmente os líderes da Igreja Batista eram contrários à construção dele, chegando a propor que o dinheiro arrecadado fosse usado na construção de uma obra beneficente. Em 23 de março de 1923, os seguidores da Igreja Batista publicaram uma nota no O Jornal Batista, órgão oficial da Convenção Batista Brasileira em que afirmavam que a construção "será, a um tempo, um atestado eloquente de idolatria da Igreja de Roma" e sugeriram que o dinheiro arrecadado para a construção deveria ser utilizado em obras assistenciais.

Construção e inauguração

O rosto da estátua foi criado pelo escultor Gheorghe Leonida, que nasceu em Galati, na Romênia, em 1893. Estudou escultura no Conservatório Belas Artes de Bucareste, em seguida, após estudos de mais três anos na Itália, ele ganhou um prêmio de escultura Reveil ("Despertar"). Depois ele se mudou para Paris, onde sua obra Le Diable ("O Diabo") foi premiada com o Grand Prix. Tornando-se famoso na França como retratista, ele foi incluído por Paul Landowski na equipe que começou a trabalhar no Cristo Redentor em 1922. Gheorghe Leonida contribuiu retratando o rosto de Jesus Cristo na estátua, fato que o tornou famoso.

Um grupo de engenheiros e técnicos estudou as apresentações de Landowski e tomou a decisão de construir a estrutura em concreto armado (projetado por Albert Caquot) em vez de aço, mais adequado para uma estátua em forma de cruz. As camadas exteriores são feitas de pedra-sabão, escolhida por suas qualidades duradouras e facilidade de uso. A construção durou nove anos (entre 1922 e 1931) e custou o equivalente a 250 mil dólares (ou 3,3 milhões de dólares em valores de 2014). O monumento foi inaugurado em 12 de outubro de 1931.


sábado, 16 de outubro de 2021

Vai ter Carnaval em 2022?

 

Vai ter carnaval no Rio em 2022? Veja os parâmetros da prefeitura e de especialistas para a realização da festa

Em audiência pública realizada na manhã desta sexta (1°), especialistas mencionaram documento com indicadores necessários para que o carnaval aconteça. Entre eles, a marca de 80% da população carioca com esquema vacinal completo

Ingressos Disponiveis - 2022

 

Primeiro dia de venda de ingressos para os desfiles das Escolas de Samba do Rio do Grupo Especial bate recorde, diz Liesa

Segundo a liga, em apenas um dia foi vendido um quantitativo cinco vezes maior do que o primeiro dia de venda do Carnaval 2020. A Liesa não divulgou, porém, a quantidade de ingressos comercializados. Vendas continuam.

A Liesa informou que o primeiro dia de venda de ingressos de Arquibancadas Especiais – de todos os Setores, incluindo as turísticas (numeradas) do Setor 9 – e Cadeiras Individuais do Setor 12 para os desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval Rio 2022 bateu um recorde.

Segundo a liga, em apenas um dia, nesta quinta-feira (14) foi vendido um quantitativo cinco vezes maior do que o primeiro dia de venda do Carnaval 2020. A Liesa não divulgou, porém, a quantidade de ingressos comercializados.

“Estamos impressionados com a velocidade da procura pelos ingressos. Isso demonstra a vontade do público pela volta do Carnaval. As pessoas já estão se preparando para aproveitar os dias de folia e de festa que teremos na Sapucaí. A Liesa está trabalhando para fazer o maior Carnaval de todos os tempos e temos certeza de que será um retorno memorável”, disse Jorge Perlingeiro, presidente da Liesa.

Ingressos disponíveis para todos os setores

A comercialização dos ingressos segue acontecendo pelo site da Liesa. São ingressos para todos os setores: arquibancadas especiais, turísticas numeradas do setor 9 e as cadeiras individuais do setor 12. Cada CPF poderá comprar até quatro ingressos por dia de evento (domingo e segunda-feira) e até 10 ingressos para o sábado das Campeãs. Com valores do ingresso inteiro variando entre R$ 160 e R$ 500, o pagamento poderá ser parcelado, em até quatro vezes, nos cartões de crédito.

A Central LIESA de Atendimento e Vendas recomenda que os interessados façam o pré-cadastramento no site da Total Acesso, criando login e senha, condição indispensável para a realização da compra.

A retirada dos ingressos acontecerá dos dias 14 a 26 de fevereiro de 2022 e nos dias 03 e 04 de março de 2022 na Central Liesa de Atendimento e Vendas. Para retirar, o comprador deverá ir ao local indicado, no período determinado no momento da compra, e apresentar um documento de identificação com foto; o comprovante de compra e o cartão de crédito utilizado para o pagamento.

O desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval Rio 2022 está marcado para os dias 27 e 28 de fevereiro (domingo e segunda-feira), além de 5 de março quando se apresentam as campeãs, no Sambódromo, no Centro do Rio de Janeiro.




quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Como comprar seus Ingressos - Carnaval 2022

 É permitida a compra de até 4 ingressos para cada dia de espetáculo e dez ingressos para o desfile das campeãs por CPF. As entradas não serão vendidas de maneira presencial.

A Liesa afirma que, caso os desfiles não aconteçam no período de carnaval por conta da pandemia da Covid-19, está ajustado com a Riotur de que o evento aconteceria no segundo fim de semana do mês de julho.

A liga ressalta que as pessoas que adquirirem os ingressos devem se comprometer por quaisquer protocolos de segurança que sejam adotados para a permanência no sambódromo, caso necessário.

As vendas serão feitas por meio de cartões de crédito, por uma empresa credenciada pela Liesa. O pagamento poderá ser à vista ou em até quatro parcelas, através de cartões das bandeiras Elo, Visa e Mastercard.

A liga recomenda que os interessados façam um pré-cadastramento no site da empresa responsável pelas vendas.

A Liesa oferece mais detalhes sobre as vendas no site.


Venda de Ingressos Carnaval 2022

 

Rio inicia venda de ingressos para o carnaval de 2022
Crédito: Arquivo / Agência Brasil

Os valores variam de R$ 115 para cadeiras numeradas no setor 12 (dispersão) a R$ 500 para arquibancada numerada no setor 9 (meio do Sambódromo) 

A venda de ingressos para o primeiro desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro desde o início da pandemia de covid-19 foi aberta hoje (14). Os valores variam de R$ 115 para cadeiras numeradas no setor 12 (dispersão) a R$ 500 para arquibancada numerada no setor 9 (meio do Sambódromo).

O carnaval do ano que vem será nos dias 26 (sábado), 27 (domingo), 28 de fevereiro (segunda-feira) e 1º de março (terça-feira).

Os desfiles do grupo especial estão marcados para os dias 27 (domingo) e 28 de fevereiro. Também é possível garantir vaga no desfile das campeãs, que será no dia 5 de março, sábado. Os ingressos estão sendo vendidos pela internet.

Os bilhetes para os desfiles de domingo valem da noite do dia 27 até a madrugada do dia 28. Nesse primeiro dia, passam pela Marquês de Sapucaí as escolas de samba Imperatriz Leopoldinense, Estação Primeira de Mangueira, Acadêmicos do Salgueiro, São Clemente, Unidos do Viradouro, Beija-Flor de Nilópolis.

Já os ingressos para a segunda-feira valem da noite do dia 28 até a madrugada do dia 1º.  Para esse dia, estão previstos os desfiles de Paraíso do Tuiuti, Portela, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Acadêmicos do Grande Rio, Unidos de Vila Isabel.https://www.totalacesso.com/events/carnavalrio2022







segunda-feira, 12 de julho de 2021

Alex Escobar Tema de Escola de Samba

 

Alex Escobar será tema de desfile da Acadêmicos da Abolição no carnaval do Rio

A Acadêmicos da Abolição anunciou, nesta sexta-feira, 09/07,que o jornalista Alex Escobar será o tema do desfile da escola de samba no carnaval de 2022. Atualmente, a agremiação está no Grupo C, espécie de "quarta divisão" do carnaval carioca, que desfila na Avenida Intendente Magalhães, na Zona Norte da cidade. "É samba, é popular, é Alex Escobar", diz o título do enredo.

Em comunicado, a escola afirmou que, "com grande alegria", decidiu contar a história "desse grande comunicador, apaixonado pelo carnaval e pelo esporte". Além de ser apresentador do "Globo Esporte" no Rio, Alex Escobar também é um dos responsáveis por ancorar a transmissão dos desfiles do Grupo Especial do carnaval carioca na TV Globo.

— Primeiro de tudo, é uma grande honra e emoção ser o enredo da Acadêmicos da Abolição. Eu nunca imaginei que chegaria esse momento, de ter a história da minha vida contada no carnaval. Darei tudo de mim para fazer uma linda festa. Será um dos dias mais felizes da minha vida — comemorou Escobar.

Venda de Ingressos _ Carnaval 2022

 

Liesa planeja vender ingressos para o carnaval do Rio a partir de agosto


Após assinar, na quinta-feira, o contrato com a Riotur em que a Prefeitura do Rio cede o Sambódromo de dezembro a março para a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), o presidente da liga, Jorge Perlingeiro, planeja dar início às negociações com parceiros e patrocinadores do carnaval 2022. Segundo ele, a venda de ingressos para os desfiles do Grupo Especial — marcados para os dias 27 e 28 de fevereiro e com a volta das campeãs em 5 de março — vai começar no mês que vem, pelos camarotes. Em seguida, serão oferecidas frisas e arquibancadas.


Para Jorge Perlingeiro, a assinatura antecipada do contrato, que pela primeira vez se estende por quatro carnavais, também permite que as escolas comecem mais cedo o planejamento de suas apresentações. Mas os trabalhos ainda dependem da reabertura pela Justiça da Cidade do Samba, desinterditada pelos bombeiros após cumprimento de exigências.

Com barracões fechados, as agremiações ainda estão com grande parte do carnaval de 2020 montada. O desmonte é o primeiro passo para a construção do desfile seguinte. Segundo Renato Almeida Gomes, o Renatinho, presidente da São Clemente, assim que o espaço for liberado as equipes trabalharão dia e noite:

— Já avisei para minhas equipes que vamos trabalhar dia e noite sem parar. Assim que abrir, a gente entra e começa — diz o presidente da escola, que homenageará o ator Paulo Gustavo, morto pela Covid-19.

Pelo contrato firmado na quinta-feira, a Liesa assumirá a Passarela do Samba de 1º de dezembro de 2021 até o dia 31 de março de 2022. O anúncio foi feito ontem pela liga e pela Riotur, apostando no avanço da vacinação contra a Covid-19 e na queda contínua dos índices da doença no município. Apesar disso, a empresa de turismo do município ponderou que a Secretaria municipal de Saúde é quem vai bater o martelo sobre se haverá mesmo carnaval.

Pelo acordo firmado ontem, que não trata de valor de subvenção para as escolas, o Sambódromo será cedido para a Liga durante quatro meses de cada ano — dezembro, janeiro, fevereiro e março — até 2025. O contrato de longo prazo era um antigo pleito do mundo do samba. Presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro comemorou.

— Não posso afirmar que vai ter o carnaval (em fevereiro), mas tenho quase certeza, pelo andar da carruagem. Com a vacinação em massa e cada vez menos pessoas infectadas e mais vacinas chegando, até agosto ou setembro com quase toda população vacinada, não tem por que não ter carnaval — disse, lembrando que a ordem dos desfiles já foi sorteada, as escolas já escolheram seus enredos e estão retomando as eliminatórias de samba.

Agora, afirmou Jorge Perlingeiro, a Liga dará início às negociações com parceiros e patrocinadores.

— Era uma proposição minha de muitos anos. Se o prefeito fica quatro anos no governo, não havia por que fazer um contrato anual. O contrato assinado hoje tem validade para 2022, 2023, 2024 e 2025. É carnaval assegurado por quatro anos. Foi uma vitória grande porque sempre almejei essa possibilidade para que a gente também possa fazer contratos mais longos com nossos parceiros — afirmou o presidente da Liga.

O presidente da Beija-Flor, Almir Reis, também festejou:

— Dá mais segurança para as escolas, para o público e para o patrocinador. Todo ano a gente tinha de esperar a prefeitura assinar para nós podermos usar a Avenida e fazer o carnaval. Agora não. Já está assinado por quatro anos. No ano quem vem não precisa de toda essa burocracia. Já podemos sair de um carnaval vendendo o próximo.

O documento estabelece as datas de desfile até 2025: em 2023 erá nos dias 19, 20 e 25 de fevereiro; em 2024, no dias 11, 12 e 17 de fevereiro; e em 2025 nos dias 2, 3 e 8 de março.

Enredos das Escolas de Samba _ 2022

 

Conheça os enredos que as escolas de samba levarão para a Sapucaí em 2022


Com a possibilidade cada vez maior de haver desfiles de carnaval em fevereiro de 2022, devido o avanço da vacinação e a redução dos índices de infecção pelo coronavírus, aumenta a expectativa nas escolas de samba de voltar a pisar no palco da folia, na Marquês de Sapucaí. Todas as agremiações do Grupo Especial já definiram os enredos que vão levar para a Avenida, desde o ano passado. Das 12 agremiações, apenas duas mudaram o tema no meio do caminho. A São Clemente trocou “Ubuntu”, por uma homenagem ao ator Paulo Gustavo, morto pela Covid-19, em maio desse ano. Já a Paraíso do Tuiuti que havia planejado um enredo sobre os bichos, desenvolverá “Ka ríba tí ÿe - Que nossos caminhos se abram", que falará sobre luta, sabedoria e resistência negra.

A temática negra estará presente também no desfile do Salgueiro, da Beija-Flor e da Portela. Outras duas vão apostar suas fichas em temas afro. É o caso da Mocidade, que conta com a homenagem a Oxóssi para conquistar o sonhado campeonato, e a Grande Rio, atual vice-campeã, que virá com Exu. A campeã de 2020, Viradouro, vem com “Não há tristeza que pode suportar tanta alegria”, que destacará o sentimento dos cariocas na folia de 1919, logo após a pandemia da gripe espanhola. Outras três escolas vão prestar homenagens a figuras importantes de seu próprio quintal. É o caso de Vila Isabel, com Martinho da Vila; Imperatriz, que prestará tributo ao carnavalesco Arlindo Rodrigues, morto em 1987; e a Mangueira, com a lembrança tripla aos ícones verde e rosa Cartola, Jamelão e do lendário mestra-sala Delegado.

Avanço da vacinação e queda nos índices da Covid aumentam esperança de sambistas em voltar a ocupar palco da folia FOTO: ROBERTO MOREYRA

Os enredos

Viradouro: “Não há tristeza que pode suportar tanta alegria”

No próximo carnaval, a Viradouro tentará o bicampeonato com o enredo “Não há tristeza que possa suportar tanta alegria”, dos carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon. O desfile vai destacar o sentimento dos cariocas na folia de 1919, que marcou o fim da pandemia da gripe espanhola.

— Esse carnaval vai marcar o retorno à vida normal. E o enredo é nesse propósito da retomada da vida e de mostrar como o carnaval de 1919 projetou o carnaval que conhecemos hoje, com alegria e samba. Sabemos que muitas pessoas perderam seus familiares, mas precisamos tirar forças para seguirmos em frente. Temos muita fé de que continue essa perspectiva de melhora na vacinação — disse Zanon ao apresentar o tema.

Mangueira: "Angenor, José e Laurindo"

A Mangueira vai homenagear três dos maiores ícones de sua história: Cartola, Jamelão e Mestre Delegado. Com o enredo "Angenor, José e Laurindo", o carnavalesco bicampeão da verde e rosa, Leandro Vieira, segue para seu sexto trabalho na agremiação. O título do enredo remete aos nomes de batismo dos baluartes celebrados: Angenor de Oliveira (Cartola), José Bispo Clementino dos Santos (Jamelão) e Hélio Laurindo da Silva (Mestre Delegado).

— Esta é a trinca de reis em que acredito — brincou Leandro, quando anunciou o enredo, fazendo referência ao enredo "Trinca de reis", levado pela Mangueira à Avenida em 1989, quando amargou um 11º lugar num tributo a Chico Recarey, Walter Pinto e Carlos Machado, considerados os reis do show, do teatro de revista e da noite.

Paraíso do Tuiuti: "Ka ríba tí ÿe - Que nossos caminhos se abram"

O Paraíso do Tuiuti vai levar para a Avenida um enredo afro desenvolvido pelo carnavalesco campeão Paulo Barros, “Ka ríba tí ÿe - Que nossos caminhos se abram". O tema vai exaltar as histórias de luta, sabedoria e resistência negra.

— Eu sou um gestor no Carnaval que sempre vou querer o melhor para a minha escola. Quem teve a oportunidade de olhar o projeto do enredo sobre os bichos (que seria o tema do desfile de 2021), pode constatar como o Paulo Barros é criativo, inventivo. Um projeto incrível! Só que ele queria mais. Em uma das minhas muitas conversas com ele, falamos sobre enredo afro. E não é que ele se empolgou, e muito. Vai ser um desfile com um ‘DNA’ do Tuiuti”, brincou o presidente Renato Thor, na ocasião do anúncio do enredo em substituição ao anterior.

Grande Rio: “Fala, Majeté! Sete chaves de Exu”

Atual vice-campeã do carnaval carioca, a Acadêmicos do Grande Rio vai levar para a Sapucaí o enredo intitulado "Fala, Majeté! Sete chaves de Exu", contando histórias e manifestações culturais ligadas à simbologia da entidade do candomblé. Novamente, a escola de Duque de Caxias será comandada pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, que assinam seu segundo enredo autoral na agremiação.

—Exu apareceu de maneira pontual nos últimos três enredos que eu e Leonardo levamos para a Marquês de Sapucaí, então é algo que está no nosso imaginário artístico. Eu sempre tive o desejo de desenvolver um enredo dedicado a Exu, até mesmo pela ligação com o meu avô materno, que tinha um terreiro. Ao longo do processo de feitura do carnaval do ano passado, começamos a esboçar as ideias que nos levaram a essa nova narrativa, que segue por caminhos muito diferentes, tanto na forma de contar o enredo quanto no visual que já estamos colorindo — explicou Haddad, quando definiu o tema.

Portela: “Igi Osè Baobá”

A Portela vai levar para a Sapucaí, o enredo "Igi Osè Baobá", que será desenvolvido pelos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage e contará a história e retratar a simbologia dos baobás, árvores gigantescas e milenares originárias da África. A importância dos baobás será mostrada, ainda, através de aspectos como ancestralidade, religiosidade, identidade e memória, entre outros. A presença de baobás no Brasil e o legado cultural dos milhões de seres humanos escravizados trazidos da África também terão destaque no desfile da escola.

— Temos um excelente enredo! A humanidade respira novos ares, e a Portela está conectada com este momento. O baobá é o alicerce, a representação da distância, da dor, da saudade, da incerteza e da esperança de voltar. Além disso, simboliza resistência. Por tudo isso é considerada a árvore da vida — destacou o presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, na época do lançamento.

São Clemente: "Minha vida é uma peça"

O ator e humorista Paulo Gustavo, morto vítima da Covid-19 no começo de maio, será enredo da escola de samba São Clemente no próximo carnaval. A escola já tinha tema escolhido "Ubuntu" para o ano que vem, mas decidiu mudar para homenagear o artista. "Minha vida é uma peça" será o título do enredo.

—O Paulo era uma figura sensacional. Ele era alegre, irreverente e crítico. Um cara que sempre colocou a família em primeiro lugar. Em 2013, quando falamos sobre novelas, ele esteve conosco na Avenida. Tenho certeza que faremos uma linda homenagem —comentou o presidente da escola, Renato Almeida Gomes, o Renatinho, no texto em que foi comunicada a mudança.

Vila Isabel: “Canta, canta minha gente! A Vila é de Martinho!”

Grande ídolo da escola, Martinho da Vila será o enredo da Vila Isabel no carnaval do ano que vem. Para o sambista, ver a sua história contada na Marquês de Sapucaí será inesquecível.

— É uma grande homenagem ser citado como enredo no maior espetáculo da Terra, que é o carnaval. Ainda mais se isso acontecer na sua escola de samba de coração— disse Martinho, por ocasião de divulgação do enredo.


Salgueiro: “Resistência”

A escola apresentará o tema “Resistência” na busca do seu décimo título no carnaval carioca, retratando locais do Rio de Janeiro marcados como pontos importantes de resistência cultural preta.

—Nosso enredo é de extrema relevância social e cultural e entendemos que muitos foram os acontecimentos que permearam a inspiração dos nossos poetas na construção de cada obra, no momento que o enredo foi lançado — disse o diretor de carnaval Alexandre Couto ao anunciar a retomada do processo para escolha do samba, parada desde o fim de 2020, com autorização aos compositores para fazer ajustes na letra das obras inscritos.

Mocidade: “Batuque ao caçador”

A Mocidade Independente de Padre Miguel levará para a Sapucaí o "Batuque ao Caçador", um tema afro que terá Oxóssi como figura central. Homenagear o orixá é um pedido antigo da comunidade da Mocidade, já que uma das marcas da "Não Existe Mais Quente", bateria da agremiação, é o toque de caixa em homenagem a Oxóssi. Em 2020, a escola homenageou Elza Soares e ficou em 3º lugar. No próximo desfile a escola vem para ganhar.

—Oxóssi vai nos trazer o título. Vamos ganhar esse carnaval — aposta Marco Antônio Marino, diretor de carnaval da escola.

Unidos da Tijuca: “Wanarã — a reexistência vermelha”

Denominado “Waranã – A Reexistência vermelha”, o tema abordará a lenda do guaraná. O enredo é de autoria e desenvolvimento do carnavalesco Jack Vasconcelos, estreante na agremiação.

— É um momento especialíssimo para mim. É meu primeiro carnaval na Unidos da Tijuca e isso me enche de alegria. É também uma sensação boa por anunciar um enredo com um tema que gosto de pensar que seria aprovado, endossado por um artista que foi um dos responsáveis por despertar em mim esse amor, esse encantamento que tenho pelos desfiles das escolas de samba. Oswaldo Jardim de alguma forma estará ao nosso lado nessa odisseia, eu acredito. Esse profissional do carnaval foi uma das minhas inspirações na hora de pensar o enredo. Nosso tema é uma mensagem de renovação, renascimento —declarou Jack ao anunciar o enredo.

Beija-Flor: “Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor”

O enredo "Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor", tem a proposta, segundo a escola, de "enaltecer as glórias e as histórias dos negros", sem deixar de abordar a luta contra o racismo. Para personalidades da Azul e Branco, como Selminha Sorriso, o enredo levará para a Marquês de Sapucaí um grito de alerta e reivindicação:

— É um enredo pertinente e importante para toda a história da humanidade. Estou muito feliz e já esperava algo nesse sentido, um enredo que falasse dos negros. As escolas de samba sempre foram a voz do povo, com gritos de alegria, de alerta e de democracia. A Beija-For vem para cobrar os sentimentos de igualdade e de gratidão que todos devem ter com o próximo, independente de qualquer coisa. O negro sempre foi o povo mais sofrido — disse a porta-bandeira.

Imperatriz Leopoldinense: "Meninos, eu vivi... onde canta o sabiá, onde cantam Dalva e Lamartine"

O enredo da Imperatriz Leopoldinense, "Meninos, eu vivi... onde canta o sabiá, onde cantam Dalva e Lamartine", da carnavalesca Rosa Magalhães, vai homenagear o também carnavalesco Arlindo Rodrigues, morto em 1987. O último trabalho dele, "Estrela Dalva", levou a Imperatriz ao sexto lugar, naquele ano.O carnavalesco também ajudou a escola a conquistar seu primeiro bicampeonato. Em 1980, com "O quê que a Bahia tem?" e em 1981, com "O teu cabelo não nega", este último reeditado como "Só dá Lalá" pelo carnavalesco Leandro Vieira, o enredo de 1981, em homenagem a Lamartine Babo, voltou a dar mais um título a Imperatriz, que foi campeã na série A em 2020, retornando assim ao Grupo Especial. Com o enredo para 2022, Rosa Magalhães também presta reverência a dois grande nomes da música brasileira e do carnaval carioca: Dalva de Oliveira e Lamartine Babo. 

LIGA RJ assume gestão dos desfiles da Série Ouro do Carnaval carioca

LIGA RJ assume gestão dos desfiles da Série Ouro do Carnaval carioca

O Carnaval do Rio de Janeiro terá novidades em 2022. Ao menos em sua segunda divisão. Isso porque, na última terça-feira (25), as 15 agremiações que compõem a Série Ouro da folia carioca (antiga Série A) formalizaram uma solicitação de filiação à LIGA RJ, entidade criada em 2019, presidida por Wallace Palhares e que, a partir de agora, assume a gestão dos desfiles do referido grupo, no lugar da Liga das Escolas de Samba do RJ (Lierj), que passa a focar apenas em atividades culturais e sociais em apoio às comunidades.

De acordo com a LIGA RJ, a mudança representa uma adequação das escolas de samba às novas propostas de empresas e patrocínios visando o próximo Carnaval.




quinta-feira, 1 de julho de 2021

Blocos, bandas e bailes disputam edital de R$ 3 mi para Carnaval carioca de 2022

 

Blocos, bandas e bailes disputam edital de R$ 3 mi para Carnaval carioca de 2022


Seleção disponibilizará recursos para 125 grupos que representam a festa popular

Não são só as escolas de samba que fazem planos para o Carnaval carioca do ano que vem. Os blocos também. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro publicou o edital “Cultura do carnaval carioca”, que disponibilizará R$ 3 milhões para grupos representativos do carnaval carioca.

As inscrições podem ser realizadas até 1º de julho, no site da secretaria municipal de Cultura.

Antes da pandemia, em 2020, os blocos, megablocos, os desfiles de escolas de samba da Sapucaí (do grupo especial) e da avenida Intendente Magalhães (grupo de acesso), além dos 77 palcos populares, reuniram mais de dez milhões pessoas no Carnaval e o pré-Carnaval. 

“Na elaboração do edital, fizemos consulta pública, dialogamos com o Conselho Municipal de Cultura, especialistas e associações. Esse incentivo cumpre um papel tanto de fomento aos representantes da cultura carnavalesca, como uma forma de reparo pelo impacto da pandemia que atingiu os grupos responsáveis pela consolidação do carnaval de rua carioca”, destaca o secretário de Cultura, Marcus Faustini.

O incentivo destinará o recurso para 125 grupos. Podem participar do edital blocos, bandas, bailes, turmas, fanfarras, cordões, cortejos e outros grupos e manifestações que se enquadrem nas exigências estabelecidas.

A inscrição pode ser feita por pessoa física (representante do grupo, desde que se comprometa a repassar para os demais integrantes o valor), pessoas jurídicas com e sem fins lucrativos e MEIs. 

O edital também tem como objetivo estimular a criação de produtos e conteúdos inéditos pelos grupos carnavalescos. “O carnaval está no DNA de nossa identidade cultural, além de ser um forte ativo da economia da cidade. Esse edital é de reconhecimento e apoio num momento tão difícil”, ressalta Faustini.

Sambódromo da Marquês de Sapucaí
Vista aérea do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, iluminado com as cores da escola de samba Mangueira
Foto: Buda Mendes / Getty Images (12.fev.2021)

As inscrições e o processo seletivo correrão de acordo com três linhas: Origens, Som e Estética. Na seleção, serão valorizadas as propostas que se comprometerem em repartir o recurso entre o maior número de pessoas.

A Comissão de Avaliação será composta por representantes da sociedade civil e profissionais que atuam no âmbito do carnaval, da cultura popular, dos direitos humanos, da democracia e da diversidade cultural.


quarta-feira, 30 de junho de 2021

Carnaval no Rio de Janeiro - 10 Curiosidades TOPS de presente pra você

 Curiosidades

1 - Criação da ala das baianas

Foi na gestão  de Roberto Paulino, biênio 60 / 62, na Mangueira, que foi criada a Ala das Baianas com as características atuais. Em 125 baianas coordenadas por  D. Neuma. Foi no desfile das campeãs em 1970, quando o Presidente era Juvenal Lopes que a mais famosa baiana da Mangueira Nair Pequena, morreu em plena avenida, quando a escola cantava o samba de enredo "Um Cântico a Natureza".


2 - Escola foi para avenida sem alegorias


No carnaval da Império Serrano de 1972, "Alô, Alô, Tai Carmem Miranda" a Escola do saudoso Mestre Fuleiro chegou com suas alegorias praticamente nuas na concentração, deixando os componentes da Escola da Serrinha, tristes e preocupados. De repente, Fernando Pinto, o carnavalesco, foi montando folhagens, bichos, coqueiros que estavam embrulhados em plásticos, transformando os esqueletos das alegorias em uma deslumbrante e linda floresta. Era o gênio de Fernando Pinto que começava despontar. A Escola de Samba Império Serrano foi Campeã com um carnaval que ninguém se esqueceu até hoje. 


3 - O famoso tablado

O famoso "Tablado", local onde as Escolas de Samba desfilaram, de 1952 a 1956 tinha 1 (um) metro de altura e cerca de 60 ( sessenta ) metros de extensão. O "Tablado" ficava na Av. Presidente Vargas, entre as ruas Uruguaiana e Av. Rio Branco, em frente à Escola Pública Rivadávia Correa. As Escolas de Samba desfilavam no sentido Av. Passos - Candelária.


4 - Ala das Baianas era formada por homens

A ala de baianas na década de 30 era formada, quase exclusivamente, por homens que saiam nas laterais, das Escolas, portando navalhas presas as pernas para defenderem as agremiações em caso de brigas.


5 - Brasília ficou sem desfile

Brasília ficou sem desfiles de agremiações subvencionadas, de 1994 a 1995, pois não houve liberação de verbas ( subvenções ) para as entidades desfilantes que em números de 23 ( Escola de Samba, Blocos Carnavalescos e mais os Clubes de Frevos ) "desrespeitavam o emprego das verbas liberadas". Os frevos, segundo o sambista Brigadeiro, "proliferaram de tal sorte que chegaram ao número exagerado de 12 agremiações com componentes desfilando em 3 - 4 - 5 clubes. O mesmo acontecia com as Escolas de Samba e Blocos". Em 1996 o Governo chamou as agremiações e estipulou suas condições: considerou extintos os Blocos Carnavalescos e Clubes de Frevos e limitou em 9 (nove) o numero de Escola de Samba, cada uma representando uma Cidade Satélite.  A verba para o carnaval de 1997 foi de R$150.000,00 , dando cerca de 17 mil reais para cada Escola de Samba. Todas têm a obrigação de prestar contas, através da Liga das Escolas de Samba de Brasilia, ao governo. Segundo ainda "Brigadeiro", a Escola de Samba melhor estruturada é a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro ( ARUC ) que tem sede própria e organiza shows o ano inteiro, arrecadando verba própria para montar o seu carnaval.


6 - Paulinho de Ouro diz

Paulinho do Ouro, um dos mais eficientes administradores de barracão de Escola de Samba, diz: "trabalho por terceirização com turmas de no máximo 50 pessoas e todo planejamento é feito por etapas. Ao se concluir uma etapa, entra outra, de forma que no final do carnaval não fica o corre-corre tão comum dos últimos dias dos preparativos quando cerca de 200 pessoas se acotovelam nos barracões das Escolas de Samba trabalhando dia e noite.


7 - Quando o High Society chega às Escolas

Irênio Delegado, jornalista foi quem levou as classes sociais mais privilegiadas para assistirem aos ensaios das Escolas de Samba. O fato se deu em 1948. Foi organizada uma grande programação para o lançamento de um refrigerante na Serrinha. Nesse dia veio uma comitiva de 30 pessoas importantes de São Paulo e do Rio de Janeiro, entre elas o diretor da Radio Nacional, Victor Costa. Em continuidade várias festas foram planejadas com o apoio dos jornais A Noite e A Manhã.  Depois as festividades foram estendidas para a Portela, Aprendizes de Lucas e Azul e Branco do Salgueiro.  A Império Serrano deixou de dar ensaios na Serrinha e veio para o Madureira Tênis Clube.  O "high society" começou a chegar e a partir da segunda metade da década de 60 tornou-se um modismo ir à quadra das Escolas de Samba.


8 - Verdadeira Obra de Arte

Uma das alegorias consideradas mais bonitas, verdadeira obra de arte foi a "Yemanjá", confeccionada, para o carnaval de 1969, por Arlindo Rodrigues, toda em "Papier-machê" prateada. A "Yemanjá" estava sentada num mar de rosas pratas, com diversas oferendas e cercando-a uma cascata feita por pequenos e numerosos espelhos que com o toque da luz do sol deu o efeito tão desejado pelo artista. Naquele ano, o Salgueiro iniciou seu desfile por volta de 11:00 h, do dia, com um céu de brigadeiro.


9 - Ceia do Samba

A Império Serrano, na década de 50, recebia, em sua sede e terreiro de ensaios, no final da rua Balaiada, um dos pontos mais alto do morro da Serrinha (para se chegar à sede subia por uma estreita escada, cavada no barro), turistas e personalidades (fato inédito) oferecendo a famosa CEIA DO SAMBA . Entre os visitantes ilustres que foram à Serrinha, citamos o Prefeito da cidade, a cantora Marlene, o locutor Manuel Costa, entre outros. Um forte temporal que caiu na cidade em 1958 fez ruir a velha sede acabando com um dos mais tradicionais costumes do samba.


10 - Desfile extra

De 1958 a 1962, Coca-Cola Refrescos e o Jornal Última Hora, patrocinaram um desfile extra, antes do carnaval (realizou-se na Praça 7 e no Campo do Fluminense). A iniciativa não se repetiu. 



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